Carnaval 2020: saiba como arrasar na maquiagem e confira dicas para a pele

A maquiagem pode realçar ou estragar a fantasia no Carnaval

Enviado Direto da Redação

Por Ana Carolina Moraes*


O Carnaval chegou e, com ele, as pessoas começam a planejar bloquinhos, fantasias e adereços. No entanto, uma das coisas mais importantes e que complementa a fantasia são as maquiagens. É importante não deixar para pensar nas 'makes' no último momento, pois é algo detalhado e, que pode estragar ou complementar sua fantasia. Pensando nisso, reunimos algumas dicas e ideias de maquiagem para fazer sucesso neste Carnaval.


É importante lembrar que para ter uma bom resultado com a maquiagem de Carnaval, a sua pele deve estar bem hidratada, ou seja, beba água. Outra dica é usar um hidratante para o rosto antes de passar a base, é o que conta a maquiadora Maria Elmer, de 22 anos. "É ideal começar a maquiagem hidratando bem a pele, pois com uma pele hidratada conseguimos um resultado melhor e mais duradouro", afirmou Maria. 


Além do hidratante, a maquiadora aconselha o uso do primer e de um protetor solar com cor para evitar o envelhecimento precoce da pele. "Após o hidratante, passe um primer da sua preferência, para que as linhas de expressão e os poros fiquem bem fechados para que consigamos um resultado mais uniforme com a base. Um grande dica é substituir a base por um protetor solar com cor, pois assim, além de obter o resultado da uniformização da pele, você ainda a protege dos raios UVA e UVB", aconselhou.


Maria sugere que as pessoas usem o bronzer como um contorno do rosto e o blush nas maçãs do rosto. E, segundo Maria, a nova tendência de 2020 é o blush com acabamento brilhoso. Depois disso, a ideia é dar um brilho na pele com o iluminador. Após isso, a ideia é dar mais cores e brilho para o rosto, é o momento das sombras. Para Maria, o glitter é "a estrela da festa" nas makes de Carnaval. Por isso, a maquiadora não se privou de utilizar a purpurina em suas makes. 


Como sugestão de makes para usar durante o dia, Maria aconselha algo bem colorido. Como sombras que fazem um degrade com as cores do arco-íris (na parte de cima, degrade do vermelho para o amarelo e na de baixo, azul para roxo). Como detalhe, não esquecer o glitter. Outra dica de maquiagem para o dia, é a cut crease, que é a técnica de passar uma base nas pálpebras antes de aplicar a sombra. Essa dica faz com que a pigmentação da sombra fique melhor. Na boca, a sugestão de Maria são os famosos lip tints, que dão um tom leve para os lábios. 


Para as makes da noite, Maria sugere a técnica da pálpebra luz, que consiste na centralização do glitter no centro da pálpebra e, no restante do olho, aplicar um degrade de sombras entre o roxo e o rosa. Já para quem quer uma make que complemente uma fantasia, Maria sugere uma maquiagem de gatinho, que se baseia no uso do delineador. Com o pincel do produto, Maria faz pintas de gato na bochecha e aplica glitter dourado sobre as pintas para dar um brilho. No nariz, ela faz linhas com o delineador e pinta como o nariz de gato. No olho, a ideia é usar uma sombra preta esfumada. Para as makes da noite, o uso do batom escuro está aprovado por Maria. A maquiadora recomenda o uso de batom preto e roxo, por exemplo. 


Maria reafirma a importância da maquiagem nas fantasias de Carnaval. "A maquiagem tem o poder de realçar tudo aquilo que já lindo em nós, transmite nossa personalidade e revela a forma como queremos nos apresentar para esse mundo. Por isso, não tenha medo de investir em exatamente aquilo que você se sinta bem!", falou ela. Para quem quiser conhecer melhor o trabalho de Maria Elmer, basta entrar em contato com ela pelo Instagram (@maria_elmer) e curtir outras ideias de make. 


Apesar da maquiagem ser essencial para uma boa fantasia no Carnaval, alguns dermatologistas recomendam que ela seja usada de forma leve, pois, se for muito carregada, a maquiagem pode levar à alergias ou à dermatite de contato, que causa vermelhidão, descamação e coceira na pele, dentre outras doenças, como acne. "Eventualmente, a obstrução dos poros pode levar à formação de cravos e espinhas", afirma o médico dermatologista Luciano Morgado, da Clínica Monte Parnaso.  


*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Veja também