Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4921 | Euro R$ 6,3263
Search

Tipo: um nome ‘de peso’ em busca do sucesso

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de outubro de 2015 - 20:22

O carro tem linha futurista, é vistoso e muito confortável, como os ‘especiais’ da montadora

Foto: Divulgação

A Fiat anunciou ontem que o conceito Egea, apresentado no Salão de Istambul (Turquia) em maio, irá se chamar Tipo. De acordo com a marca, o sedã compacto será global, vendido inicialmente em 40 países da Europa e Oriente Médio. Na Itália, as vendas começam já em dezembro deste ano.

Com o modelo batizado, a Fiat traz de volta o icônico nome Tipo. A principal diferença entre eles, no entanto, é que o Tipo dos anos 1990 era um hatch médio, enquanto o modelo de 2015 é um sedã compacto, do porte do Linea. O novo Tipo será oferecido, na Europa, com dois motores turbodiesel e outros dois a gasolina, com a potência variando entre 95 cavalos e 120 cv. Haverá opções de transmissão manual ou automática.

O Tipo foi um dos veículos de maior sucesso da Fiat nos anos 1990. Inicialmente importado da Itália, ele chegou em 1993. Em seu melhor ano, 1995, chegou a emplacar 85.281 unidades. Até sair de linha, em 1997, foram mais de 180 mil unidades vendidas. Outras marcas, como a Ford e a Chevrolet também tentaram reviver modelos clássicos em releituras modernas. A Ford até conseguiu, e trouxe de volta o Escort, que é vendido no mercado chinês.

Já a GM apresentou o conceito Monza. A marca até exibiu detalhes de interior, porém, o protótipo nunca foi relançado de fato. Veja abaixo, as releituras modernas de Ford Escort, Chevrolet Monza e versão original do Fiat Tipo.

O Egea leva o nome do modelo que já foi sucesso de vendas
O Egea leva o nome do modelo que já foi sucesso de vendas

Matérias Relacionadas