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Blogueiras faturam com dicas de maquiagem nas redes sociais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de abril de 2018 - 17:45
Blogueira e maquiadora Amanda Albuquerque produz 'make' na modelo Dayane da Silva
Blogueira e maquiadora Amanda Albuquerque produz 'make' na modelo Dayane da Silva -

Blogs de beleza, que antes eram meros diários online, se tornaram verdadeiros formadores de opinião e conquistaram um espaço na internet dominado apenas por grandes marcas e revistas. E isso mudou completamente a forma como as mulheres consomem produtos de beleza. Há cerca de três anos, com o fortalecimento das redes sociais, essa relação com o consumidor-seguidor ficou ainda mais próxima ao ponto de surgirem novas profissões como youtubers e instagrammers.

 Maquiadora há oito anos, a gonçalense Élida Lima, 29, conta que atualmente sua captação de novos clientes vem 50% da divulgação no Instagram e 50% da propaganda boca-a-boca, já que, além de maquiar profissionalmente, ela dá aulas em seu atelier, que fica na Trindade.

"Comecei a investir primeiro no Facebook, porque há três anos era a rede que mais bombava. Toda foto de make que eu produzia e via que era de qualidade, eu pagava um patrocínio pelo cartão de crédito e com isso fui expandindo, já que o próprio Facebook passava a sugerir minhas postagens para quem estivesse procurando aquilo na internet. Depois de um tempo, observei que o Instagram estava com uma divulgação bem melhor que o Facebook, então passei a investir mais em postagens por lá", explica Élida, que em menos de um ano e meio já acumula 8,8 mil seguidores na conta 'elidalimamakeup' do Instagram.

Hoje, a rotina de Élida se divide em dar aulas de segunda a sexta e produção de maquiagem em noivas, debutantes e formandas aos finais de semana, sem nunca deixar de atualizar a conta do Instagram com novas fotos e 'stories'.

"Para manter atualizado, é preciso postar, no mínimo, três fotos por semana. Tenho o cuidado de manter sempre um padrão nas fotos, com a mesma tonalidade de fundo, mesma iluminação, porque manter o feed organizado faz toda diferença. E sempre posto de três em três em fotos da mesma modelo, com a mesma make", revela a maquiadora.

O aprendizado e a inspiração vieram de outras blogueiras reconhecidas nacionalmente no mundo da maquiagem como Brigitte Calegari (brigittecalegari.com.br/blog/) e Nathalia Teodoro (instagram.com/nat_teodoro), que juntas, somam mais de 400 mil seguidores.

Também gonçalense, a blogueira e maquiadora Amanda Albuquerque, de 23 anos, aproveitou o ‘boom’ das redes sociais para seguir seu sonho de trabalhar com o que mais gostava. Tudo começou há seis anos, quando criou de forma despretensiosa, um blog de beleza e tendências com uma amiga, que hoje mora na Alemanha.

“Quando fomos notícia em um site de moda, para um quadro chamado ‘It Girls’, começamos a ter bastante visibilidade e de certa forma já criamos um público desde essa época. O tempo passou e comecei a trabalhar como vendedora para ajudar nas despesas da faculdade de Publicidade, mas há dois anos, eu saí do emprego e resolvi investir em produtos para seguir meu sonho de trabalhar com maquiagem e em um ano montei meu primeiro atelier anexo à minha casa”, contou.

Para quem tem o mesmo sonho, Amanda indica totalmente e dá dicas: “Comece investindo em produtos nacionais de qualidade, mas sempre com o objetivo de melhorar o seu kit. Vai comprando aos poucos, sempre que possível, pois o valor final que você poderá cobrar pelo trabalho vai depender diretamente dos produtos de qualidade que você investiu”, aconselha.

Assim como Élida, Amanda vê hoje no Instagram sua principal forma de captação de novos clientes e seguidores. “Essa tendência das redes sociais tende a crescer cada vez mais, principalmente pelo Instagram. Acho incrível como acontece a interação com clientes, alunas e seguidoras, algumas até acabam se tornando minhas amigas; e acredito que o Instagram deva ficar em alta ainda por um bom tempo”, acredita Amanda, dona da conta ‘amandaabeauty’, que possui 4,7 mil seguidores atualmente.

Outros nomes reconhecidos na região pelo trabalho com a maquiagem dentro e fora das redes sociais são as gonçalenses Thais Benites (@thaisbenites), a modelo plus sizeThaiz Ohana (@thaizohana) e a especialista em make e penteados para noivas Julia Carra (@juliacarra).

Dicas de tendências para 2018 de Élida Lima:

Com a chegada do inverno, ficam em alta as cores frias, mais voltadas para o vinho, rosa. Algumas cores quentes, como o vinho avermelhado. Batom metalizado. E monocromia que é a harmonização da cor da sombra com o batom, ambos marcantes, sem medo de ficar 'over' (exagerado).

Para encontrar o tom certo da base, especialmente na pele negra, a dica é observar a cor do colo da cliente. "No Brasil principalmente, as pessoas utilizam muito protetor solar, então o rosto acaba tendo uma tonalidade diferente de outras partes do corpo que ficam mais bronzeadas", orienta.

Outro ponto é nunca ficar preso a só uma cor de base, de acordo com a maquiadora. Geralmente, são usadas misturas de duas a três tonalidades de base para diferentes regiões do rosto. "Na plaqueta, por exemplo, para produção em pele negra, colocamos uma base mais escura para onde a pele tiver um tom mais quente, uma mais clara para a região central, e às vezes até uma terceira base para as extremidades, para não modificar a cor da pele da cliente, e sim ficar o mais natural possível", explica.  

Dicas para durabilidade da maquiagem, por Amanda Albuquerque:

Em um país tropical como o Brasil, é preciso recorrer a estratégias para manter a maquiagem o mais preservada possível mesmo com altas temperaturas, suor e outros fatores, como lágrimas, no caso de noivas e formandas emocionadas, por exemplo. A dica de Amanda é investir em bons produtos para o preparo da pele.

“O que mais faz durar uma produção de maquiagem é a forma como preparamos a pele. Ela precisa estar limpa e hidratada, então utilizamos um bom primer, água termal, bons hidratantes. Eu uso, por exemplo, o ‘fix plus’ da Mac, antes e depois da maquiagem, para fixar bem. E na hora de remover, costumo usar lencinho umedecido, demaquilante em creme e um demaquilante específico para os olhos”, revela a instagrammer.

Beleza e saúde de mãos dadas?

Mais do que uma produção de maquiagem perfeita, é importante também saber se os produtos usados são de qualidade, de preferência hipoalergênicos (que não causam reações alérgicas) e se podem provocar danos à pele a longo prazo.

Afinal, os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde, e por isso estão atentos desde a composição das refeições até os itens de cuidados com a beleza. É o que demonstra a pesquisa “A percepção dos consumidores brasileiros sobre cosméticos sustentáveis”, realizada pelo portal especializado Use Orgânico.

De acordo com o levantamento, 82,5% dos participantes se preocupam com a qualidade dos produtos usados no rosto, corpo ou cabelo tanto quanto dos alimentos que ingerem. A maioria dos consumidores ainda afirma conferir o rótulo e a fórmula desses itens, além de dar preferência àqueles que possuem ingredientes naturais.

Segundo o levantamento, que ouviu 1.517 pessoas de todas as regiões do país, a grande maioria dos entrevistados diz se preocupar com a qualidade dos produtos que passa no corpo tanto quanto se preocupa com a alimentação. Da mesma forma, quase 80% dos consumidores afirmam que, ao comprar um cosmético, avaliam quais componentes estão presentes na fórmula, e 74.4% deles priorizam o uso de ingredientes naturais, seja na alimentação ou nos produtos.

SERVIÇO

Amanda Albuquerque: @amandaabeauty - 9 8281-5963

Élida Lima: @elidalimamakeup -  9 9365-8710

Modelo Dayane da Silva:: maquiagem para madrinha ou formanda

Modelo Bethania Fonseca:: maquiagem para noiva, madrinha ou debutante.

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