Curso de Libras vai atender mais de 400 estudantes em Itaboraí
Terão 18 turmas de aulas gratuitas

Centenas de pessoas inscritas no Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado pela Prefeitura de Itaboraí, participaram da aula inaugural no Esporte Clube Comercial. A aula aconteceu, na tarde da última terça-feira, e contou com a palestra “Mitos e Verdades sobre a Cultura Surda”, ministrada pela tradutora intérprete de Libras, Edilene de Melo Teixeira.
O curso gratuito é destinado para surdos e ouvintes de Itaboraí e outros municípios para os níveis I, II, III e IV, com duração de seis meses cada.
O prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, parabenizou o município pela iniciativa pioneira de promover este curso gratuito na região.
“Não adianta ter a iniciativa se não houver a participação popular. Como é bom ver esta casa cheia, com tantas pessoas com o objetivo de aprender a se comunicar com as mãos. Que todos saiam daqui aprendendo um pouco mais, pois conhecimento é algo que ninguém consegue nos tirar”, frisou o chefe do executivo.
O secretário municipal de Educação, Marcos Dias, ressaltou que o curso teve mais de 400 inscritos e conta com uma equipe de profissionais capacitados. O curso possui três instrutores surdos, sendo Severino Pereira, Tarcísio Torres e Maria da Conceição Matos, pessoas devidamente formadas para atuarem profissionalmente. “Os inscritos estão com o intuito de aprender e nós estamos aqui para colaborar com esse aprendizado. Temos muito a fazer a frente desta gestão e contamos com a ajuda de todos”, disse o gestor da pasta.
Os alunos puderam conferir os assuntos que serão abordados no curso, como os aspectos históricos, culturais, linguísticos, educacionais e sociais referentes à cultura surda e o processo da aquisição de leitura e escrita. As aulas acontecerão para 18 turmas, nos turnos de manhã, tarde e noite, uma vez por semana, com três horas de duração, no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Cevi), no Centro.