Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

Sem WhatsApp até quinta

Juiz de Sergipe determina bloqueio do aplicativo em todo Brasil. Medida pune milhões de usuários

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de maio de 2016 - 21:08
Medida foi critica pela Anatel que, no entanto, não pode fazer nada para restabelecer o serviço
Medida foi critica pela Anatel que, no entanto, não pode fazer nada para restabelecer o serviço -

Os serviços de troca de mensagens pelo aplicativo WhatsApp foram bloqueados ontem em todo o país por determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, Sergipe. A medida vale inicialmente por 72 horas, mas, se houver uma liminar derrubando a decisão, o serviço pode ser retomado antes.

O assunto repercutiu nas redes sociais, como Twitter e Facebook. No Twitter, o bloqueio do WhatsApp ficou em primeiro lugar nos “trending tops” do país.

No Facebook, internautas compartilharam notícias e opiniões sobre o tema, além de memes relacionados ao bloqueio. As hashtags #nãoaobloqueio e #whatsappsembloqueio também foram usadas.

A ordem de bloquear o WhatsApp ocorreu pelo mesmo motivo que levou ao pedido de prisão do vice-presidente do Facebook, em março deste ano: a empresa não forneceu à Justiça mensagens relacionadas a uma investigação sobre tráfico de drogas. O aplicativo já havia sido bloqueado em dezembro do ano passado, mas o serviço foi restabelecido em 12 horas por uma medida liminar.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todas as companhias receberam a intimação e cumprirão a determinação judicial.

O aplicativo WhatsApp informou que a decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do serviço. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, informou que o órgão não pode tomar nenhuma medida para restabelecer o serviço, porque não é parte da decisão judicial. O Ministério das Comunicações não quis se posicionar sobre a decisão.

Matérias Relacionadas