Cubango ensaia na Sapucaí
Escola de Niterói fez o último teste no local onde se apresentará no sábado de Carnaval

Os integrantes da comissão de frente vieram vestidos de banhistas e também levaram boias
Foto: DivulgaçãoFaltando onze dias para o Carnaval, a Acadêmicos do Cubango fez, na noite do último sábado, o último ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, com vistas ao desfile oficial que realizará no mesmo local, tentando o inédito título no Grupo Especial e a única vaga disponível entre outras treze concorrentes para a chamada ‘elite’ do Carnaval carioca.
A escola de Niterói abriu a série de ensaios por volta de 19h50, em uma noite que teve também a passagem de duas agremiações que devem brigar pelas primeiras colocações na Série A : a Império Serrano e a Unidos de Padre Miguel. Com o enredo “Banho de mar à fantasia”, sobre as águas, a verde e branca levou em ônibus fretados cerca de dois mil componentes ao desfile, em 23 alas.
Algumas surpresas marcaram a apresentação da verde e branca, como as bolas de sabão jogadas durante o desfile.

Logo no início da apresentação, a comissão de frente arrancou aplausos do público. Dirigida pelo coreógrafo Márcio Moura, quatorze homens e uma mulher apresentaram algumas movimentos que serão levadas ao desfile oficial, no encerramento das apresentações de sábado. Eles estavam vestidos de banhistas, com direito a boias e óculos de mergulho.
Os sambistas de Niterói também contaram com um apoio “de peso”: a presença da ‘corte’ do Carnaval, composta pelo rei momo Thiago Gomes, a rainha Maryanne Hipólito, a primeira princesa Andressa Ramos e a segunda princesa Danielle do Nascimento. Todos deverão estar no desfile oficial.
A diretoria da escola e a equipe de apoio avaliou, entre outros quesitos, o canto, a evolução, além de fazer a cronometragem de todo trecho percorrido na Sapucaí.
A última semana antes do período de carnaval será de mais treinos intensos para a escola de Niterói. Na quinta-feira, haverá novo treino na quadra da escola, na Rua Noronha Torrezão. No sábado, os componentes voltam à Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade, para fazer mais um teste.

Agremiação superou crise com criatividade
No Rio desde 1986, a Acadêmicos do Cubango figura no Grupo de acesso de forma ininterrupta a partir da década de 2000. E Isso, segundo o presidente Olivier Luciano Vieira, representa que a escola já está bem amadurecida para galgar o degrau mais alto, destinado a doze escolas que compõem a “elite no mundo do samba carioca.
“Estamos preparando um desfile empolgante. E mais uma vez, nos preparando para estar entre as melhores. queremos chegar ao Grupo Especial”, afirmou. O presidente frisou que a exemplo do que aconteceu em todo o país, a crise também afetou o mundo do samba. Mas escola, segundo ele, soube superar o momento com criatividade. “Usamos copinhos de café, garrafas pet e tudo que se possa imaginar. No final ficou uma grande obra de arte”, afirmou, prometendo surpresas para a apresentação oficial da escola.
Com o inseparável tamborim, a rainha de bateria Cris Alves estava visivelmente emocionada à frente dos ritmistas. Em 2016, ela está completando três anos desfilando na escola do coração. “Eu nasci na Cubango”, declarou.