Cláudio Vianna promete mudanças na OAB Niterói
Prometendo um novo tempo na OAB Niterói, o advogado Cláudio Vianna, de 46 anos, candidato na chapa ‘Em Defesa da Advocacia (222)’ está confiante na vitória nas urnas. Nascido em Niterói, Cláudio traz no sangue o amor pela advocacia. Seu pai, César Romero Vianna, fundou um dos mais importantes escritórios de Niterói. Casado com a também advogada Elizabeth Vianna, o casal tem um filho de 14 anos. Cláudio atua desde 1991, ano de sua formação, no escritório de seu pai.

OSG: Fale sobre o seu trabalho?
Cláudio Vianna: Sou advogado militante. Atuo nas varas cível e trabalhista.
OSG: Como surgiu o convite para concorrer a presidência da Ordem?
Cláudio Vianna: O convite surgiu do anseio de alguns advogados que viram a necessidade de uma mudança na gestão da Ordem. Isto porque o atual presidente está na gestão há três mandatos e está vindo postular o quarto. Então, a categoria entende que esse continuísmo e a tentativa de um quarto mandato para uma Ordem dos Advogados do Brasil, que é a casa da democracia, fere a essência da instituição.
OSG: Já presidiu a instituição alguma vez?
Cláudio Vianna: Não. Exerci o cargo de diretor tesoureiro da OAB/Niterói de 2003 a 2005. Fizemos uma gestão transparente. No fim da minha gestão, tive a oportunidade de fazer efetivamente uma prestação de contas sem receber nenhuma impugnação.
OSG: Quais as suas propostas caso chegue à presidência da OAB?
Cláudio Vianna: A proposta primordial é resgatar a representatividade do advogado em Niterói.
OSG - Em sua opinião, as leis brasileiras precisam ser atualizadas?
Cláudio Vianna: O Brasil está passando por uma grande transformação. E a legislação tem que estar sempre em contínua modificação.
OSG - O que acha do atual momento político brasileiro?
Cláudio Vianna: Vivemos uma grande crise econômica e moral.
OSG- O seu movimento prega a valorização da classe? Como vê a precarização da categoria?
Cláudio Vianna: O que nós vemos é que, nos últimos mandatos, até em razão do continuísmo, faltou representatividade do advogado. Hoje, o advogado está no Fórum sofrendo sérias violações às suas prerrogativas justamente pela falta da representatividade da OAB Niterói no exercício da advocacia. E foi esse anseio que fez surgir uma chapa para oxigenação da gestão.
OSG - Caso vença, o senhor vai atuar de forma firme e combativa contra as violações às prerrogativas dos advogados?
Cláudio Vianna: Isso é essencial. É a nossa primeira meta. Na verdade, é um dos pilares que fez nascer a nossa chapa para concorrer às eleições.
OSG - Deixe uma mensagem para seus possíveis eleitores.
Cláudio Vianna: Realmente estamos sofrendo uma crise, mas temos que acreditar que só nós podemos mudar alguma coisa e temos que começar pela nossa casa e instituição. Queremos na OAB Niterói uma OAB voltada para o advogado, defesa das prerrogativas e também voltado para o direito da cidadania.