Volta do CAIO MARTINS já anima torcedores de Niterói

Inaugurado em 1941, o Estádio Caio Martins pode voltar a ser o caldeirão do Botafogo, quase 11 anos após a última partida oficial
O ano de 2016 ainda nem chegou, mas já está cheio de expectativas para o futebol, principalmente para a torcida do Botafogo, que poderá finalmente contar com a volta do Estádio Caio Martins, em Niterói, como palco para os jogos do Glorioso já no Campeonato Carioca.
O estádio, celeiro do Botafogo desde 1988, foi inaugurado em 1941, por um pedido do então governador Amaral Peixoto, que queria que os jogos do Campeonato Carioca fossem realizados em Niterói, a capital fluminense da época. A partida inaugural ocorreu no dia 20 de julho do mesmo ano, e reuniu as equipes do Canto do Rio e do Vasco, pelo segundo turno do Campeonato Carioca.
O jogo tinha estímulo especial para a equipe niteroiense, que ganhava “casa própria” para sediar seus jogos. A partida inaugural era também a chance do “Cantusca” se reabilitar da goleada por 5 a 0 sofrida no primeiro turno em São Januário.
A última partida oficial neste estádio ocorreu em 12 de dezembro de 2004, válida pelo Campeonato Brasileiro, quando o Botafogo perdeu para o Corinthians por 2 a 1. Hoje, o local recebe escolinhas e alguns jogos das categorias de base do clube, além de ser um dos locais alternativos de treinamento da equipe profissional.
Segundo o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, existem duas alternativas para a volta do Caio Martins: a primeira seria uma reforma no estádio, adicionando dois tobogãs atrás de cada gol, cada um com capacidade para 5 mil pessoas, aumentando a capacidade total para 15 mil pessoas, o que viria a inserir o estádio de volta em jogos do Campeonato Brasileiro; já a segunda opção seria uma reforma na arquibancada já existente, colocando-a para 6 mil pessoas.
Porém o projeto, desenvolvido exclusivamente pelo Botafogo, sem parcerias com governo estadual ou municipal, vem esbarrando em questões financeiras, pela a falta de parceiros e patrocinadores interessados em investir nessa reforma.
“Devido a crise no país, a captação de recursos vem se tornando o maior obstáculo para seguirmos com o projeto. Mas já estamos fabricando algumas opções para tornar o nosso tudo viável.”, completa Carlos.
Apesar das questões financeiras, o jogo de retorno ao futebol profissional já tem data prevista, para o jogo da segunda rodada do Cariocão 2016, na partida entre Botafogo e Portuguesa, no início de fevereiro.
Os torcedores botafoguenses não escondem sua animação com a volta da utilização do estádio nos jogos profissionais.
“Acho que será maravilhoso. Tenho esperança que traga um bom público e que vire o caldeirão do Botafogo, assim como os outros times têm, como o Vasco e o Atlético”, disse Aloísio Pereira, de 45 anos, dono do Bar Botafogo, localizado em frente ao estádio, que sempre contou com a presença dos torcedores antes e depois dos jogos. Lu, como é conhecido entre os alvinegros frequentadores assíduos, só tem boas lembranças dos antigos jogos, quando crianças, jovens e idosos se uniam pelo amor ao Glorioso com alegria e diversão.
O também botafoguense de carteirinha, o lavador de carros, Nelson Nascimento, 65, é só sorrisos com a volta dos jogos no Caio Martins. “O caldeirão vai ferver”, disse.