Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Juventude invade a Alerj

Alunos de todo Estado terão experiência de serem deputados durante uma semana

Escrito por Redação | 21 de novembro de 2015 - 19:00

Estudantes têm idades entre 14 e 17 anos e são de escolas da rede pública estadual

Foto: Divulgação

Com número recorde de inscritos – 515 – a nona edição do Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), começa, amanhã, às 15h. Ao todo, 88 estudantes foram eleitos em votação direta, em escolas da rede pública estadual de ensino, e vão representar seus municípios no Legislativo. A sessão de instalação será no plenário Barbosa Lima Sobrinho.

Criado em 1998 e instalado em 2003, o Parlamento Juvenil tem o objetivo de aproximar o jovem da política. Durante uma semana, os alunos escolhidos por seus próprios colegas, que têm entre 14 e 17 anos e estão no primeiro e segundo anos do ensino médio, viverão a experiência de ser um deputado durante uma semana. Eles vão discutir assuntos de interesse da população, formando comissões, debatendo projetos de lei e votando os textos em plenário. Além disso, terão um encontro com o governador Luiz Fernando Pezão, que vai apreciar os três projetos mais bem votados nesta edição, podendo transformá-los em leis.

Novidades – Além do recorde de participantes, pela primeira vez o processo de inscrição foi apenas online. Todos os municípios tiveram inscritos.

Confirmaram presença o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB); o secretário estadual de Educação, José Antônio Vieira de Paiva Neto; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral; o secretário de Governo, Paulo Melo; e o presidente da 8ª edição do Parlamento Juvenil e ex-deputado jovem, Guilherme Manhães.

Matérias Relacionadas