Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Mulheres discutem poder

Audiência pública vai deliberar sobre a participação democrática delas na política e no esporte

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de novembro de 2015 - 20:38

As deputadas estaduais Marcia Jeovani, Martha Rocha, Daniele Guerreiro e Tia Ju, membros da Comissão Especial de Empoderamento da Mulher, deliberaram uma audiência pública para o dia 23 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a fim de uma ampla discussão sobre a participação democrática das mulheres na política e no esporte.

Para a ONU Mulheres, entidade nas Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres no Brasil, há sete princípios básicos para esse tema: estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho; garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

“Ano que vem, teremos eleições municipais e ainda os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Queremos fazer um mapeamento do papel feminino nesses dois setores”, disse a presidente da comissão, deputada Martha Rocha.

Marcia Jeovani assegurou que esse evento é muito importante para um levantamento dos desafios encontrados pelas mulheres, tanto na política quanto na sociedade de um modo geral. “Vejo esse momento propício para uma discussão em torno do espaço dessas mulheres na vida pública e como ampliar a participação feminina no parlamento”, destacou a deputada estadual.

Os convites para a participação na audiência pública serão enviados aos membros do Legislativo Fluminense, deputadas federais, senadoras e aos senadores pelo Estado do Rio de Janeiro, além de representantes da sociedade civil organizada.

Matérias Relacionadas