26 de Outubro de 2014

Serviços
Enviado por Gisele Paiva e Laís Reis Bastos 4/1/2012 21:44:17

São Gonçalo entrega carnês de IPTU

O ano de 2012 mal começou, e já é hora de organizar as finanças para evitar se enrolar com as contas, como escola dos filhos, seguro do carro, IPVA e também o IPTU. Embora o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) seja tipicamente fiscal, ele é destinado a diversas áreas como saúde, educação e obras. A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ficando entre 0,15% e 1%.

A Prefeitura de São Gonçalo já envia aos moradores, por meio dos Correios, o carnê para pagamento do imposto, que pode ser efetuado em cota única ou parcelado em até doze vezes. Os gonçalenses que optarem pela parcela única poderão desfrutar de desconto de 7% sobre o valor total, desde que o pagamento seja efetuado entre os dias 23 e 27 de janeiro, dependendo do final da inscrição imobiliária.

Mas não são todas as pessoas que podem ou preferem pagar o valor cheio do IPTU. Diego Souza, 24 anos, é recém-casado e diz que para ele não irá valer a pena fazer o pagamento em cota única. “Não tive muito desconto, por isso acho melhor dividir esse valor”.

De acordo com o secretário de Fazenda de São Gonçalo, Antônio Moreno, estima-se que existam 365 mil inscrições no município e embora o índice de gonçalenses que pagam em cota única chegue a 40%, o percentual dos que não pagam pode ultrapassar também os 40%. Apesar dessa grande defasagem, o secretário acredita que este ano a receita do município com o recebimento do imposto fique em torno de R$37 milhões, mais do que o arrecadado em 2011, com aproximadamente R$36 milhões.

Antônio Moreno explicou que o valor do IPTU foi mantido em relação ao ano passado. Segundo ele, a única modificação que teve nesse ano foi a atualização monetária, que foi para 7,23%. Por isso, Moreno enfatiza. “Pague seu IPTU e ajude sua cidade a crescer”. O pagamento do imposto pode ser efetuado em qualquer agência bancária e também em casas lotéricas.
Os contribuintes que não receberem a guia do IPTU até o próximo dia 16 deverão acessar a página da prefeitura pelo site www.pmsg.rj.gov.br ou dirigir-se aos postos de atendimento da Secretaria municipal de Fazenda para solicitar a segunda via.

Em Niterói: 190.770 carnês

O IPTU 2012 em Niterói terá 10% de desconto para os contribuintes que quitarem o imposto até amanhã, dia 6, e 7% para quem quitar até 7 de fevereiro. Como os carnês da cidade começaram a ser distribuídos ainda em dezembro de 2011, todos os moradores já podem se organizar para efetuar o pagamento.

A Secretaria de Fazenda informa que caso os contribuintes não tenham recebido os carnês durante este período devem solicitar a segunda via pela internet, através do site www.fazenda.niteroi.gov.br, ou na Central de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria Municipal de Fazenda, localizada na Rua da Conceição, 100.

O pagamento pode ser feito em toda a rede bancária credenciada constante no verso do carnê como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank e HSBC.

O funcionário público Marco Antonio da Silva, 52 anos, têm um apartamento em Niterói e diz que, dependendo do desconto, opta pelo pagamento do IPTU à vista. Ele diz também que é importante a avaliação do valor à vista ou em parcela anual, pois uns pagam um valor mais alto e outros mais baixo. “Para um país que têm juros em tudo, vale a pena pagar numa única vez quando temos um bom desconto”, diz.

Maricá: até 15% de desconto

O IPTU 2012 em Maricá terá 15% de desconto para os contribuintes que pagarem o imposto em cota única, até o dia 20 de janeiro. Este ano, pela primeira vez na cidade, a prefeitura emitiu os carnês com ficha de compensação, com possibilidade de pagamento em toda a rede bancária (incluindo caixas eletrônicos e internet), além de casas lotéricas.

Outra novidade é a personalização da capa do carnê com a foto da fachada do imóvel – resultado de um projeto de recadastramento imobiliário implementado no ano passado pelo governo municipal. Em 2012, 21 mil contribuintes irão receber a foto da propriedade sobre a qual será cobrado o imposto. A previsão é que, em 2013, 100% dos carnês já sejam emitidos na nova versão.

Nos meses de fevereiro (até o dia 23) e março (até o dia 20) também haverá descontos para o pagamento em cota única, mas eles serão menores do que o de janeiro: 10% e 5%, respectivamente.





<< Primeira < Anterior   [ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ] Próxima > Última >>

Expediente | Anuncie Aqui | Trabalhe Conosco | Twitter | Comunidade no Orkut | RSS | Fale Conosco
©Copyright O SÃO GONÇALO - Todos os direitos Reservados

Ilhota Leste Comunicação