01 de Agosto de 2014

Geral
Enviado por Redação 30/3/2013 17:55:41

Alunos escolhem uniformes

A Prefeitura de Itaboraí coloca em prática, a partir desta semana, o projeto ‘Vista essa camisa’, da Secretaria Municipal de Educação. O plano permitirá aos próprios alunos da rede pública municipal, a escolha dos uniformes a serem utilizados durante o ano letivo, por meio de votação direta. A partir de três modelos previamente selecionados, os estudantes e seus pais farão a escolha entre um deles.

A partir de hoje, as escolas receberão urnas eletrônica, na qual aluno e responsável terão direito a um voto cada. O período para a votação termina no próximo dia 12. No dia 15, os alunos saberão qual uniforme será utilizado.

Segundo o prefeito Helil Cardozo, a eleição estimula a integração entre pais e alunos. “É mais do que justo que o próprio aluno escolha o que vai vestir durante todo o ano”, disse Helil. Segundo o prefeito, esse processo de escolha também aproxima os estudantes e os insere no contexto democrático em que vivemos. “Ao votar no uniforme preferido, os alunos terão consciência de que isso vai interferir em suas rotinas, durante todo o ano letivo”, enfatizou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as opções de uniforme disponíveis para a votação foram elaboradas a partir de pesquisa prévia, realizada com os alunos e seus respectivos responsáveis, para que os modelos correspondam às necessidades do Ensino Infantil (idade entre 2 e 8 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio (idade entre 9 e 17 anos).

Todas as escolas da rede municipal participarão da campanha. O período de votação será diferenciado em cada unidade, de acordo com a quantidade de alunos em cada escola.
O uso do uniforme é obrigatório em todas as escolas municipais de Itaboraí. Mas as cores e modelos utilizados até agora vinham desagradando a maioria dos alunos. A estudante Ana Claudia, de 15 anos, comemorou a novidade.

“Ninguém gostava do antigo uniforme. Tirava até o ânimo para estudar”, disse a menina. Ana Cláudia gostou das três opções e confessou que será difícil escolher apenas uma.
Para garantir a confiabilidade dos resultados, a Secretaria de Educação definiu que só será permitido um único voto por participante. Cada turma, no ato da votação, deverá ser acompanhada pela professora.

Outra aluna do município, Leticia Vitoria, declarou sua aprovação à ideia por meio de uma mensagem na página do Facebook. “Hoje, pulei e surtei de alegria na escola. Até que enfim, um prefeito pensou nos uniformes”, escreveu.

Os alunos matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) também terão direito ao voto. As urnas eletrônicas permanecerão nas escolas que funcionam em período noturno, para que todos possam votar em seus uniformes favoritos. A previsão é a de que o novo uniforme seja oficialmente lançado no 22 de Maio, durante o desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade.





<< Primeira < Anterior   [ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ] Próxima > Última >>

Expediente | Anuncie Aqui | Trabalhe Conosco | Twitter | Comunidade no Orkut | RSS | Fale Conosco
©Copyright O SÃO GONÇALO - Todos os direitos Reservados

Ilhota Leste Comunicação