Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Estado do Rio de Janeiro pode ganhar novos padroeiros

São Jorge e São Sebastião poderão ser os protetores do estado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de abril de 2019 - 10:28

Conhecido como ‘santo guerreiro’, São Jorge pode ser proclamado padroeiro do estado
Conhecido como ‘santo guerreiro’, São Jorge pode ser proclamado padroeiro do estado -

São Jorge e São Sebastião poderão ser proclamados padroeiros do Estado. A determinação é do projeto de lei de autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Gustavo Schmidt (PSL), que foi aprovado na quinta-feira (18/) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em discussão única. A proposta segue para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a iniciativa.

Originalmente, a homenagem referia-se a São Jorge, mas uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião como padroeiro. O texto prevê ainda que o governo preste, anualmente, as honras de Estado aos padroeiros dos fluminenses.

Conhecido como “o grande mártir” ou “santo guerreiro”, São Jorge é reverenciado pelos devotos por favorecer a todos que a ele recorrem durante batalhas ou questões complicadas. No Candomblé e na Umbanda, São Jorge é associado a Ode, Ogum e Oxossi, sendo solicitado como defensor das almas. Além disso, ele é considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

Matérias Relacionadas