Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Hemonúcleo do Rio Bonito faz apelo por doações voluntárias

Escassez é dos sangues tipos O positivo e negativo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de janeiro de 2019 - 10:50
O estoque está muito baixo no hemonúcleo de Rio Bonito
O estoque está muito baixo no hemonúcleo de Rio Bonito -

O Hemonúcleo de Rio Bonito informou que necessita de doações de sangue dos tipos O positivo e negativo, que se encontram com estoque baixo na unidade. Com o fluxo intenso de pessoas nas estradas e a probabilidade do índice de acidentes, a instituição reforça a necessidade da doação. Além do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, o local atende as cidades próximas, como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim.

“Se continuarmos nesse ritmo, provavelmente dentro de 15 dias não teremos sangue suficiente no estoque para atender as demandas diárias dos municípios, que aumentam nesse período entre as festas de fim de ano e o Carnaval. A nossa situação está complicada, pois tem dias que não aparece ninguém para doar sangue”, afirmou a diretora administrativa do Hemonúcleo, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.

Para ser um doador de sangue, é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica, não fazer parte de nenhum grupo de risco e consumir alimentos não gordurosos. Se alguém foi vacinado contra a febre amarela, tem que esperar um intervalo de quatro semanas. Em casos de cirurgia de porte médio, deve ser respeitado um período de seis meses, e as pessoas que fizeram tatuagens ou transfusões de sangue devem esperar um ano para fazer a doação.

O Hemonúcleo de Rio Bonito está localizado na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Matérias Relacionadas