Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Secretaria de educação quer melhorar a qualidade do ensino através das Olimpíadas do Conhecimento

A Semed oferece a “Caravana da Matemática” onde estudantes exercitam a matéria de forma lúdica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de outubro de 2018 - 10:02
Secretário de Educação, José Augusto, disse que as olimpíadas ajudam de forma ativa a cidadania
Secretário de Educação, José Augusto, disse que as olimpíadas ajudam de forma ativa a cidadania -

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) está incentivando a participação de todas as escolas da rede nas Olimpíadas do Conhecimento (Matemática, Astronomia, Língua Portuguesa, História e Geografia). A medida visa, ainda, estimular a adoção de políticas públicas que ajudem a atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incentivar o aperfeiçoamento de professores, identificar jovens talentos e contribuir para a integração das escolas com as universidades.

No caso da Matemática, a Semed oferece os projetos “Caravana da Matemática” e “Loucos por Matemática”, desenvolvidos pela Subsecretaria de Ações Pedagógicas, através da Coordenação de Projetos, onde exercícios elaborados pelos professores levam os estudantes a aprenderem a matéria de forma simples, direta e, ao mesmo tempo, lúdica. As caravanas reúnem, mensalmente, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma grande aula, onde além de resolver questões de concursos ao Ensino Médio, são tiradas as mais diversas dúvidas sobre os temas focados em cada encontro, com apoio de profissionais que atuam em cursos tradicionais da cidade, além do grupo “Loucos por Matemática”.

Para o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, a medida merece todos os incentivos do governo, já que é de grande importância para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “Em nossa visão, as olimpíadas de Matemática ajudam o mundo do raciocínio e o mundo lógico, o que vem a acrescentar na forma ativa da cidadania”, opinou o secretário.

Novidade – A grande novidade deste ano é que foi criada a “OBMEP A”, dedicada aos alunos de 4º e 5º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para incentivar ainda mais a participação das escolas, a Secretaria de Educação criou uma agenda de trabalho, que inclui a realização de exercícios semelhantes ao da OBMEP e criação de novos exercícios do mesmo modelo para serem aplicados nas salas de aula. Os professores já podem imprimir as provas para realização e correção, além disso, algumas escolas estão recebendo o apoio de alunos do curso de Matemática da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para realizar oficinas da Caravana da Matemática.

Matérias Relacionadas