Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Gonçalo vai realizar mutirão de mamografias

Ação começa na próxima segunda-feira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2018 - 13:27
Ação começa na próxima segunda-feira
Ação começa na próxima segunda-feira -

O Outubro Rosa está mobilizando diversas unidades de saúde de São Gonçalo com ações de conscientização. A partir dessa segunda-feira (22), o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, realizará um mutirão de mamografias. Para realizar a marcação do exame, basta o paciente ir até a unidade com um pedido médico da mamografia original e xerox dos documentos de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. A unidade, que realizou 5.276 mamografias nos primeiros nove meses deste ano, tem capacidade técnica para fazer 900 mamografias ao mês, mas atendeu apenas 600 em setembro.

"Queremos ampliar o número de atendimentos e agilizar o processo de marcação do exame para que mais pessoas, homens e mulheres, tenham acesso ao exame", explica a diretora da unidade, Simone Oliveira.

Como parte da mobilização pelo Outubro Rosa, na última quinta-feira, a unidade realizou uma ação com pacientes que aguardavam para realizar um dos procedimentos por imagem disponibilizados na unidade. A palestra foi realizada pelo enfermeiro Fábio Ramalho, que atua na unidade.

"O autoexame é uma atitude que pode ser muito eficaz na prevenção e no controle do câncer, que é o que possibilita verificar qualquer alteração. Isso requer um conhecimento sobre o próprio corpo para saber como ele é e conseguir detectar algo errado".

O agendamento de mamografia acontecerá até 30 de novembro e deve ser feito diretamente no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, que fica na Rua Coronel Serrado, 1600, Zé Garoto.

Matérias Relacionadas