Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Niterói realiza atividades educativas e testagem rápida de sífilis

A ação vais ser no próximo sábado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de outubro de 2018 - 09:30
 Secretaria municipal de Saúde vai intensificar a oferta da testagem para sífilis nos postos de saúde
Secretaria municipal de Saúde vai intensificar a oferta da testagem para sífilis nos postos de saúde -

A Fundação Municipal de Saúde de Niterói irá realizar diversas atividades educativas nos serviços de saúde e intensificação da oferta de testagem para sífilis a partir do próximo sábado. De acordo com o Executivo, a primeira ação será realizada próximo ao módulo do Programa Médico de Família da Colônia e Praia de Itaipu, na Região Oceânica.

Já na próxima segunda-feira (22), das 9h às 13h, acontece o Encontro sobre Sífilis, com o tema “O enfrentamento da Sífilis em situações de maior vulnerabilidade”, na Avenida Amaral Peixoto, 169, no Centro. E na próxima terça-feira, das 13h às 17h, também direcionado aos profissionais da rede, será realizado o Seminário de Vigilância da Covig, em que será abordado o tema “Sífilis: vigilância e cuidado em rede”. O evento acontecerá no auditório da Casa Amarela, na Rua São Pedro, 108, também no Centro.

A secretária de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explicou que a sífilis é uma infecção transmitida sexualmente e também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação (sífilis congênita). Além disso, afirmou que o diagnóstico e o tratamento da doença com o uso de penicilina estão garantidos em toda a rede de saúde. Para conseguir tratamento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

“A rede municipal promove ações de prevenção à sífilis, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado à doença. Desenvolvemos um trabalho integrado entre a Assessoria de IST/Aids e Hepatites Virais e a Coordenação da Saúde da Mulher junto à rede básica de saúde, maternidades e laboratórios públicos para o desenvolvimento de estratégias e ações visando o combate da sífilis”, afirmou a secretária.

Matérias Relacionadas