Agência Nacional de Telecomunicações vai desconectar aparelhos irregulares

Consumidores receberá aviso através de mensagem no aparelho

Enviado Direto da Redação
Os aparelhos certificados passam por uma série de testes

Os aparelhos certificados passam por uma série de testes

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai, a partir do dia 23, alertar os consumidores que habilitarem celulares irregulares no Estado do Rio de Janeiro através de mensagens de alerta de bloqueio dos seus aparelhos. De acordo com a instituição, o objetivo é ampliar a segurança dos consumidores, pois todo aparelho celular em uso no país deve ser certificado ou ter sua certificação aceita pela Anatel.

Os consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares antes do dia 23 não serão desconectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem à rede aparelhos irregulares após essa data serão notificados por mensagens de texto (SMS) enviadas pelo número 2828 e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar.

Os aparelhos celulares certificados passam por uma série de testes de segurança antes de chegarem às mãos do consumidor para que o produto seja o mais confiável possível e não cause problemas à saúde, nem afete as redes de telecomunicações. O consumidor deve sempre procurar o selo da Anatel, no verso da bateria do celular e também no carregador.

Um sistema informatizado identifica os celulares irregulares em uso na rede. Com isso, o uso de novos celulares nas redes brasileiras só vai ser permitido se os aparelhos estiverem em situação regular. Os aparelhos hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares por roubo, furto ou extravio continuarão impedidos de acessar as redes móveis nacionais.

Veja também