Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Niterói lança atlas ambiental que mostra áreas protegidas

O número dessas áreas chegam aos 56%

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de agosto de 2018 - 11:42
Foto que ilustra a capa do atlas foi enviada por morador da cidade e escolhida entre outras 700
Foto que ilustra a capa do atlas foi enviada por morador da cidade e escolhida entre outras 700 -

A Prefeitura de Niterói lançou um atlas que mostra os 56% do seu território composto por unidades de conservação e áreas ambientalmente protegidas. Segundo o Executivo, o principal objetivo da iniciativa é retratar o município de uma forma diferente. O Atlas das Unidades de Conservação do Município de Niterói está disponível em pdf e pode ser baixado no site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/.

Para o secretário Executivo, Axel Grael, o lançamento do livro foi um momento de celebração, com presença de ativistas e pessoas que dedicaram suas vidas à proteção ambiental. “Niterói tem várias frentes de trabalho fazendo da cidade um exemplo de conservação da natureza, em um esforço conjunto com os parceiros da Prefeitura, como aconteceu para elaboração desse atlas. Não acreditamos em território sem gestão, por isso não apenas criamos, mas também cuidamos das nossas áreas protegidas. Queremos estar sempre de mãos dadas com a sociedade e servindo de inspiração para outros municípios”, defendeu.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Eurico Toledo, pontuou que Niterói se destaca, entre os municípios do Estado do Rio, pela preservação do seu manancial hídrico e do seu ecossistema como um todo, por possuir sete unidades de preservação administradas pelo próprio município e duas estaduais, e na implantação de ações e políticas ambientais pela conservação da fauna e flora.

“Esse é um projeto executado por várias mãos, com participação da sociedade, reforçando o nosso compromisso de nos juntarmos para construir uma cidade mais verde. O atlas produz conhecimento, é uma riqueza imaterial e retrata os nossos esforços realizados em consonância ao livro”, disse.

De acordo com o Executivo, o projeto também envolveu moradores da cidade, que fotografaram pontos poucos conhecidos de Niterói, mas que compõem as unidades de conservação. Através de um concurso pelas redes sociais da Prefeitura, como o Facebook, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu mais de 700 fotos. Destas, 74 foram escolhidas, sendo 14 em destaque, como a imagem da capa do livro.

Matérias Relacionadas