Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Trabalhadores dos Correios podem fazer paralisação nacional no próximo dia 14

Categoria votou manutenção do estado de greve, na terça-feira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de agosto de 2018 - 17:38
Nesta terça, foi votada a manutenção do estado de greve
Nesta terça, foi votada a manutenção do estado de greve -

Trabalhadores dos Correios de todo o Brasil decidiram, nesta terça-feira, seguir a orientação do Comando Nacional de Mobilização votando pela manutenção do estado de greve, com a realização de novas assembleias com indicativo da paralisação nacional no próximo dia 14. A votação foi feita com 37 sindicatos.

Na ocasião, aprovaram também o encontro entre o Comando e o ministro vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato de Lacerda Paiva, para debater a proposta de mediação do órgão e, principalmente, a situação do plano de saúde da categoria. 

“Há trabalhador pagando mais de 70% no plano de saúde e mais de 14 mil abandonaram o plano da categoria. O TST precisa ouvir os trabalhadores. Não quero dizer que o ministro vai mudar essa situação, mas precisa nos ouvir e saber como é a nossa realidade”, afirmou o secretário geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), José Rivaldo da Silva, durante assembleia em Brasília.

A decisão da categoria se deu após o recebimento inesperado do despacho do TST, no qual o ministro Paiva manifesta o interesse de intermediar as negociações entre a empresa e os representantes dos sindicatos. O documento enviado às entidades sugere a manutenção na íntegra do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e o reajuste salarial que corresponde ao total do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), correspondente a 3,68%.

O Comando realizou análise criteriosa do documento e as duas federações, em uma ação conjunta, chegaram à conclusão que, diante dos ataques da ECT ao acordo de trabalho da categoria, a proposta sinaliza um avanço, preservando as conquistas históricas dos trabalhadores dos Correios. No entanto foram mantidas as datas das assembleias e o estado de greve para que não sejam cessadas as buscas por melhorias.

Os Correios informaram em nota, nesta quarta-feira, que "todas as unidades dos Correios estão funcionando normalmente e todos os serviços estão sendo prestados. Caso alguma paralisação ocorra, a empresa já implantou um plano de contingência para garantir a continuidade do atendimento à população".

Matérias Relacionadas