Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Secretário garante que São Gonçalo está livre de poliomelite e sarampo

Surto das doenças tem atingido partes do país

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2018 - 10:49
Segundo o secretário Jefferson Antunes, foi atingida a meta de vacinação do público-alvo em 2014
Segundo o secretário Jefferson Antunes, foi atingida a meta de vacinação do público-alvo em 2014 -

Por Dayse Alvarenga e Alan Emiliano

Após a divulgação do Ministério de Saúde sobre o risco de erradicação de doenças como poliomelite e sarampo, o secretário de saúde de São Gonçalo, Jefferson Antunes, tranquilizou a população sobre a possibilidade de casos das doenças na cidade.

Em todo o Brasil, segundo o Ministério de Saúde, mais de 300 municípios do país estão com baixa cobertura para a vacinação contra a poliomelite. O último caso registrado no Brasil da doença foi registrado no final da década de 1990, na Paraíba, na Região Nordeste do país. De acordo com o secretário municipal de Saúde, a próxima Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, em todos os postos de saúde.

“A população de São Gonçalo pode ficar tranquila em relação ao risco de contaminação da poliomelite, divulgado pelo Ministério da Saúde. Na última campanha de vacinação, realizada em 2014, nós obtivemos imunização completa do público-alvo da cidade”, afirmou o secretário.

Ainda, segundo o secretário, nos últimos três anos, foi realizada avaliação da caderneta e atualização da situação vacinal das crianças da cidade.

Em Itaboraí, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que “a cobertura vacinal contra a poliomelite, realizada em 2017, teve a imunização de 100% do público-alvo do município”. A Prefeitura de Maricá informou que “nunca houve caso de polio no município, que está em contato direto com a vigilância estadual e a vigilância epidemiológica municipal organizando estratégias de vacinação em creches e escolas onde se encontra o maior número de crianças dessa faixa etária”.

Já Niterói respondeu que “a cidade não apresenta casos de sarampo e poliomielite há mais de 20 anos. O município está acima de 50% cobertura vacinal contra as duas doenças e equipes do Programa Médico de Família (PMF) intensificaram o trabalho de orientação casa a casa, em que alertam aos moradores sobre a importância da imunização”

Poliomelite - Causada pelo poliovírus, que vive no intestino, a doença geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas existe a chance de adultos contraírem a doença.

Sarampo - A doença é considerada infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, segundo o Ministério de Saúde.

Matérias Relacionadas