Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

Faetec abre duas mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes no Rio

Oportunidades estão divididas em 74 escolas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de junho de 2018 - 11:06
Entre as dezenas de opções de cursos profissionalizantes no Estado do Rio de Janeiro, há formação para função de manicure e pedicure
Entre as dezenas de opções de cursos profissionalizantes no Estado do Rio de Janeiro, há formação para função de manicure e pedicure -

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) informou que está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes a serem realizados em 74 escolas da rede em todo o Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Fundação, há ainda mais 2 mil vagas disponíveis das 9.599 ofertadas. Interessados devem ser cadastrar em http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/
De acordo com a Faetec, a capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos profissionalizantes visam habilitar, aperfeiçoar e atualizar o aluno que está em busca do primeiro emprego ou que tem pressa em reingressar nos postos de trabalho.

“No primeiro momento, as oportunidades foram voltados aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Agora, as vagas estão abertas para qualquer pessoa interessada “, explica o presidente da Faetec, Miguel Badenes.

Podem se inscrever cidadãos com idade mínima que varia de 15 a 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também difere, a depender da espécie da qualificação escolhida.

O término das inscrições varia de acordo com o curso, podendo ser entre os dias 8 e 22 de julho. Após realizar o cadastro e escolher o curso, o candidato terá dois dias para confirmar a matrícula.

Mais de 30 opções de formação técnica

São 34 opções de formação profissional, com carga horária que varia entre 160 e 200 horas, e que correspondem a 10 e 20 semanas de duração.

Por meio do Pronatec, os estudantes receberão material didático e ajuda de custos nos dias de aula para as despesas de transporte e alimentação. Entre as opções de cursos, estão as de Agente de Informações Turísticas, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Almoxarife, Auxiliar de Conservação de Acervos (Unidade Centro de Memória), Bartender, Camareira em Meios de Hospedagem, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Garçom, Manicure e Pedicure, Operador de Computador, Programador de dispositivos móveis, Recepcionista, Idioma, entre outras. Todos os cursos são gratuitos.

Matérias Relacionadas