Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

São Gonçalo faz mutirão de cirurgias de catarata para zerar fila de espera

Objetivo é beneficiar duas mil pessoas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de junho de 2018 - 10:58
Interessados ainda podem se inscrever na Central de Regulação
Interessados ainda podem se inscrever na Central de Regulação -

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo informou que lançou, ontem, um mutirão de cirurgias de catarata para beneficiar cerca de 2 mil pessoas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, o objetivo é zerar, em até três meses, a fila de espera de pacientes cadastrados no Sistema de Regulação da cidade.

A autônoma Luciana da Cruz Braz, de 45 anos, moradora da Trindade, fez a cirurgia em uma das vistas depois de uma verdadeira via-crúcis.

“Foram três anos entre idas e vindas ao médico, pagando exames e risco cirúrgico, sem enxergar, caindo na rua e sem vontade de sair porque não conseguia ver as pessoas e as coisas. Mas graças a Deus isso vai acabar. Hoje (ontem) começa uma nova etapa da minha vida”, comemorou.

O serviço está sendo realizado na Oftalmoclínica, unidade especializada no procedimento e conveniada ao SUS. As cirurgias irão acontecer todas as quartas-feiras, sábados e domingos. A meta é atender 40 pacientes por dia.

“A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo”, explicou o secretário Jefferson Antunes.

Os pacientes que necessitam da cirurgia e que ainda não estão inscritos no Sistema de Regulação devem procurar a Central de Regulação do município, que funciona na Avenida Presidente Kenedy, 333, Centro (ao lado da sede do Samu) e os pólos sanitáriosWashington Luiz, no Zé Garoto; Hélio Cruz (Alcântara); Jorge Teixeira de Lima (Jardim Catarina); Rio do Ouro e Paulo Marques Rangel (Porto do Rosa).

Matérias Relacionadas