Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2505 | Euro R$ 5,5997
Search

Diário Oficial publica Portaria para concurso da Polícia Federal

Não foi divulgada a relação de oportunidade por Estado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de abril de 2018 - 09:17
Imagem ilustrativa da imagem Diário Oficial publica Portaria para concurso da Polícia Federal

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro, autorizou a realização de concurso público para 500 vagas para as cinco carreiras policiais. De acordo com o órgão, o edital de abertura das inscrições, previsto para ser publicado em até seis meses, informará que para todos os cargos será necessário diploma de curso superior.

A portaria prevendo as novas vagas foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. As vagas serão distribuídas assim: 180 para agente da PF; 150 para delegado; 60 (perito criminal); 80 (escrivão) e 30 (papiloscopista).

Não foi divulgada, no entanto, a relação de oportunidades por Estado e outras informações, como o período de inscrições e datas das provas.

Expulsões - O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) contabilizaram, no primeiro trimestre deste ano, 142 expulsões de agentes públicos por atuarem de forma contrária ao previsto no Regime Jurídico dos Servidores (Lei 8112/90). Segundo o órgão, o número é o mais alto para o período de janeiro a março, desde o início a série histórica, em 2003.

Foram ao todo 120 demissões aplicadas em funcionários efetivos; 18 contra aposentados; e quatro contra ocupantes de cargos em comissão. Esses números não consideram as demissões aplicadas contra empregados de empresas estatais.

A corrupção foi o principal motivo para as expulsões, com 89 casos, o que corresponde a 63% do total.

As unidades federativas com maior número de punições foram o Rio de Janeiro, com 1.241 expulsões; o Distrito Federal, 804; e São Paulo, 745.

A pasta com maior quantidade de expulsões foi o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, seguido pelos ministérios da Educação e da Justiça.

Matérias Relacionadas