Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Moradores do Jardim Catarina podem se inscrever em cursos gratuitos

Projeto Estação do Futuro oferece diferentes atividades para os jovens

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de março de 2018 - 10:16
A Estação do Futuro foi inaugurada, na última quarta-feira, com representantes de entidades
A Estação do Futuro foi inaugurada, na última quarta-feira, com representantes de entidades -

O bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, ganhou a Estação do Futuro na última quarta-feira. O local vai oferecer, gratuitamente por um ano, aceleração escolar e preparação para o Enem; oficinas tech regulares e avançadas; programa de iniciação ao empreendedorismo, programa impulsionando talentos e inclusão no programa Jovem Aprendiz. As inscrições para a Estação já estão abertas e aqueles que tiverem interesse em participar deverão procurar a sede do projeto de segunda a sexta, das 9h às 17h, munidos de documentação pessoal (RG e CPF). Para se inscrever é necessário ser morador do Jardim Catarina e ter entre 15 e 20 anos.

Para a certificação da aceleração escolar serão beneficiados cem jovens na faixa etária entre 15 e 20 anos que estejam fora da escola ou inscritos em projetos de aceleração escolar na rede de ensino municipal de São Gonçalo.

Além dos jovens inscritos nas oficinas regulares dentro dos quatro módulos existentes no projeto, os demais jovens da localidade também poderão participar das oficinas livres e gratuitas de tecnologia e empreendedorismo, que incluem Realidade Virtual, Vídeos 360, Drones, Impressora 3D, Marcenaria, Arduino, Container Urban Farm, entre outros.

As oficinas livres acontecerão de segunda a sexta-feira, em diferentes horários. A expectativa é de que cerca de 600 jovens circulem mensalmente por elas.

Parceria – A inauguração do projeto é uma parceria entre Ministério Público, secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a ONG Viva Rio. “Nosso objetivo é potencializar ainda mais, através desse espaço de educação e tecnologia, a qualificação dos jovens por meio do acesso a novas oportunidades”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

A escolha do bairro não foi por acaso. O maior loteamento da América Latina, com cerca de 20 mil habitantes, é a região com a maior concentração de jovens na cidade. Com base na cultura “maker” ou “faça você mesmo”, o projeto foi pensado de forma inovadora para levar educação e oportunidade a quem não tem acesso ao ensino formal ou não encontra nele as ferramentas necessárias para se desenvolver, visando abrir caminhos para quem sempre encontrou portas fechadas.

“O recursos de ações judiciais dentro da área trabalhistas são destinados à execução de projetos sociais, e o Estação Futuro do Jardim Catarina é um deles. Nós esperamos que essa iniciativa viabilize perspectivas melhores à juventude no acesso ao mercado de trabalho e possibilite oportunidades. Nós não podemos mais perder os nossos jovens para a violência. Portanto, fazer esses projetos acontecerem é fundamental”, ressaltou o procurador do Ministério Público do Trabalho, João Teixeira.

Endereço – A Estação Futuro foi construída em um espaço comum localizado no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Jardim Catarina, que fica na Rua Leão Gambeta, 533.

Matérias Relacionadas