Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Programa Estadual de Transplantes capta mais órgãos

Dobro de cirurgias de coração foi realizado só em fevereiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de março de 2018 - 12:08
Doação
Doação -

O Programa Estadual de Transplantes (PET), criado pela Secretaria de Estado de Saúde, entrou com o pé direito em 2018. Além de conquistar o maior número de transplantes de órgãos e córneas realizados no primeiro mês do ano em toda sua história – foram 129 –, o programa alcançou em fevereiro o dobro de transplantes de coração – quatro – em comparação ao mesmo mês do ano passado. Um dos principais desafios ainda é diminuir o índice de negativa familiar, que no Rio de Janeiro é de cerca de 30%. Apenas no ano passado, mais de 230 órgãos deixaram de ser doados.

“Avançamos muito quando o assunto é doação de órgãos. Isso é resultado do trabalho da equipe do PET e da solidariedade das famílias que decidem fazer o bem em um momento de muita dor. Precisamos manter o debate sobre o assunto para que a negativa dos familiares seja cada vez menor”, enfatiza o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.

Com 129 transplantes em janeiro deste ano, o PET registrou a melhor marca comparada ao mesmo mês em anos anteriores desde 2010, quando iniciou o programa. O número é 84% maior que o de procedimentos do mesmo tipo feitos em janeiro do ano passado, quando aconteceram 70 transplantes.

Em fevereiro, foram quatro transplantes realizados, marca inédita para apenas um mês. “Pode parecer pouco, mas ao longo de 2017 foram feitos 12 transplantes cardíacos. Em 2016, essa diferença é ainda maior, pois conseguimos apenas 9”, destacou o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Gabriel Teixeira.

Doe+Vida – Para ser um doador de órgãos, o voluntário pode fazer um cadastro no site do Doe+Vida: www.doemaisvida.com.br/ site/conteudo/. O cadastro não tem valor legal, mas deixa registrada a intenção do possível doador. O ideal é que o cadastrado avise aos seus familiares sobre a vontade de doar os órgãos. Só eles podem fazer valer o desejo do parente de salvar vidas. Para quem quer saber mais sobre transplantes, o PET oferece palestras gratuitas. Basta entrar em contato pelo email equipe@doemaisvida.com.br/.

Disque 155 – O Disque-Transplante recebe as notificações de morte encefálica em todo o Estado do Rio de Janeiro, agilizando o contato entre os profissionais de saúde e o PET. Além disso, é um dos canais de comunicação no qual a população pode esclarecer suas dúvidas sobre transplantes. O 155 funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo.

Matérias Relacionadas