PAM Coelho realiza fisioterapia

Unidade tem capacidade para atender 300 pacientes por mês

Enviado Direto da Redação
O estúdio de fisioterapia recebe pacientes da atenção básica, especializada e demanda espontânea

O estúdio de fisioterapia recebe pacientes da atenção básica, especializada e demanda espontânea

Foto: Divulgação

A rede municipal de cuidados à saúde da pessoa com deficiência, vinculada à Secretaria de Saúde de São Gonçalo, ganhou o primeiro estúdio de fisioterapia para pacientes do Programa Municipal de Reabilitação. A unidade, que funciona na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) Coelho, tem capacidade para atender 300 pacientes ao mês.


O estúdio tem no perfil de atendimento, pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral, doenças osteomusculares, acidentes automobilísticos, entre outros. O local recebe pacientes encaminhados pela atenção básica, especializada e demanda espontânea.


“O objetivo é ampliar a assistência e a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando no tratamento de pacientes pós-fraturas e traumas em geral, minimizando quadros clínicos já instalados visando à independência funcional”, disse o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha.


Há dois anos, o mototaxista Ronaldo Antônio da Cruz, de 54 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou com a parte esquerda do corpo paralisada. Neste período, ele parou de trabalhar e passou a viver com a ajuda de amigos. Agora, dedica dois dias da semana para realizar o procedimento onde o fisioterapeuta desenvolve atividades de treino funcional de marcha e fisioterapia motora.


“Minha vida parou. Agora, vejo a possibilidade de reabilitação para melhorar e voltar a trabalhar. Este é o meu desejo. Ter minha vida de volta”, explica.


Acesso 


Através da rede é possível garantir o acesso da população às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. O programa já entregou diversos equipamentos, entre eles, cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, cadeiras adaptadas, andadores, muletas, próteses, órteses e palmilhas em parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e a Pestalozzi.


O programa de reabilitação da pessoa com deficiência funciona no Núcleo de Ostomizados, na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, telefone 2605-8086.

O PAM Coelho fica na Rua Cândido Reis, 98, no Coelho, e funciona das 9h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas através do telefone (21) 3712-1564.

Veja também