Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Inclusão produtiva em São Gonçalo

Cursos de qualificação abrem portas aos gonçalenses

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de fevereiro de 2018 - 10:41
São 21 opções de formação profissional que são ministradas  em unidades municipais em Vista Alegre, Coelho e Trindade
São 21 opções de formação profissional que são ministradas em unidades municipais em Vista Alegre, Coelho e Trindade -

Em dezembro de 2017, o Brasil registrava, aproximadamente, 12 milhões de desempregados e mais de 20 milhões de pessoas que decidiram trabalhar por conta própria. Diante desse cenário adverso, investir em qualificação profissional se tornou uma alternativa para quem pretendia voltar ao mercado de trabalho ou realizar o sonho de abrir o próprio negócio.

Em São Gonçalo não foi diferente. Prova disso são as histórias de Neide Bittencourt, de 55 anos, e Anderson M., de 17, e Luiza Maria de Freitas, 62. Esses três gonçalenses estão entre mais de mil moradores do município que ingressaram na Inclusão Produtiva, um programa de capacitação profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Há dois anos trabalhando com produção artesanal de massas, a autônoma Neide Bittencourt viu na qualificação uma oportunidade de aprimorar o próprio negócio. “Ainda que eu já tivesse experiência na área, me qualificar nunca é demais. Fiquei sabendo do curso quando vim ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Vista Alegre e era exatamente o dia de abertura das matrículas. Não pensei duas vezes e me inscrevi. Aqui no curso, aprendi novas técnicas e, desde então, tenho recebido novas encomendas”, contou a moradora do bairro Laranjal, recém formada em panificação.

Assim como investir, recomeçar também é um caminho. É o caso de Anderson, jovem em situação de acolhimento no Centro de Acolhimento e Cidadania (CAC). “Eu trabalhava em Nova Iguaçu em uma padaria, mas aprendi sozinho a fazer pães e biscoitos para vender. E, no próximo mês, começo a trabalhar em uma padaria em Niterói. Uma amiga que sabia que eu estava fazendo o curso de panificação, me chamou. Estou muito feliz em poder voltar a trabalhar e ter a minha independência”, relatou o jovem panificador.

Inspirada no professor do curso de marcenaria, Luiza Maria de Freitas, pretende se tornar microempreendedora. O ‘culpado’ é Luiz Pereira Alves, que ministra a formação e atua na área há 50 anos. Além de ensinar na sala de aula, Luiz conseguiu oportunidades de estágio para que os alunos colocassem o aprendizado em prática.

“Fico feliz em transmitir aquilo que aprendi ao longo desses muitos anos de trabalho. Hoje, eles já possuem conhecimentos básicos, tanto para um conserto ou a confecção de um móvel para a própria casa, quanto para iniciar um negócio próprio. Durante cada aula, elaboramos e desenhamos projetos, trocamos ideias e pude ver o empenho e dedicação de cada um. É mais do que gratificante poder ser parte dos sonhos e dos recomeços de alguém”, relatou o professor.

Mais polos – Com a meta de reestruturar a qualificação profissional na cidade, o secretário municipal de Assistência Social, Marlos Costa, iniciou o projeto ao assumir a pasta em 2017. O primeiro desafio seria descentralizar a oferta de ensino. Com unidades em Vista Alegre, Coelho e Trindade, muitos cidadãos puderam se inscrever em turmas perto de casa, o que já garante economia nos gastos com transporte para outros bairros e municípios.

Para Marlos Costa, a retomada representa um compromisso do governo em atender melhor o cidadão. “A inclusão produtiva e o retorno da qualificação profissional gratuita por meio da secretaria reafirmam o nosso compromisso na garantia de direitos da população, sobretudo no direito de empreender e investir em sua autonomia financeira e qualidade de vida. Milhares de famílias gonçalenses foram beneficiadas. É mais do que investir em mão de obra mais qualificada. Estamos investindo em sonhos e em realização pessoal”, afirmou Marlos.

Cursos – A secretaria oferece 21 cursos de capacitação. São eles: corte de cabelo feminino e masculino, barbearia, designer de sobrancelha, maquiagem, manicure, manutenção e montagem de computadores, panificação, pizzaiolo, marcenaria, costura industrial, telemarketing, informática, designer gráfico, confeitaria e doces finos, corte e costura e pintura em tecido, depilação, profissional de beleza, recepcionista, fotografia digital, eletricista e cuidador de idosos.

Endereços e telefones – O Cras de Vista Alegre fica na Estrada São Pedro, 800. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2706-3607. A Secretaria Municipal de Assistência Social fica na Travessa Uriscina Vargas, 36, Alcântara, telefone (21) 2601-3715.

Matérias Relacionadas