Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Prefeitura de Niterói oferece atividades alternativas durante o Carnaval

As opções vão de turismo ecológico até apresentações artísticas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2018 - 09:16
Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Niterói oferece atividades alternativas durante o Carnaval

Niterói está repleta de opções de lazer para os que procuram por opções não-carnavalescas nessa semana de Carnaval. De turismo ecológico a histórico, passando por alternativas artísticas.

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói vai ficar com o pátio aberto, das 8h às 19h, hoje, amanhã e na Quarta-Feira de Cinzas. O espaço de exposição volta a abrir as portas na quarta, às 12h.

Os mais interessados pela sétima arte podem aproveitar o Carnaval para assistir alguns dos títulos com mais indicações ao Oscar no Reserva Cultural. O cinema ficará aberto todos os dias de Carnaval, das 13h30 às 21h.

Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fortaleza de Santa Cruz é a maior fortaleza do Brasil e estará funcionando normalmente (todos os dias, menos segunda-feira, das 10h às 17h). As visitas guiadas acontecem de hora em hora, com duração de, aproximadamente, 45 minutos. O Forte do Pico e São Luiz, em Jurujuba, podem ser acessados por uma estrada que corta a Mata Atlântica e que pode ser percorrida a pé. Além da bela visão da Baía de Guanabara, é possível visitar construções militares de 1567. Os fortes estarão abertos com duas viagens diárias, às 10h e 14h. O Parque da Cidade também vai funcionar normalmente. O ponto fica aberto, diariamente, das 9h às 19h. De lá, parte a trilha Tupinambá, aberta em agosto do ano passado. Com 7,5 quilômetros, ela liga os bairros de São Francisco e Piratininga, atravessando o Parque da Cidade.

Com início após a entrada do Parque da Cidade, a trilha do Morro do Santo Inácio é o terceiro ponto mais alto da cidade e ponto culminante do Parnit. Com subida leve, e pequenos trechos de escalada, a trilha fica na sombra durante todo o trajeto até o cume, de onde se tem a visão de 360° da Baía de Guanabara e Rio de Janeiro.

Também muito badalado, o Costão de Itacoatiara fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Com visitas de até 200 pessoas por vez, a trilha dura cerca de duas horas.

Mais trilhas – Morro do Morcego: Quarenta minutos de caminhada até o pico saindo de Jurujuba. São 138 metros de altura e a trilha começa na Praia do Adão e Eva. Pedra do Elefante: ponto mais alto do município de Niterói, situado no Parque Estadual da Serra da Tiririca. É trilha moderada com lance de escala.

Morro das Andorinhas: Subida leve. É uma divisão natural entre Itaipu e Itacoatiara. Tem uma altitude de 196 metros e leva duas horas para ser feita.

Trilha Bosque dos Eucaliptos: Trilha circular no Parque da Cidade, muito leve. Pode ser feita até em duas horas fazendo paradas para admirar a paisagem.

Matérias Relacionadas