Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Cartão de loja é o que mais tem levado o brasileiro à inadimplência neste ano

80% dos nomes que estão sujos são por causa dele

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2017 - 10:48
>> 80% dos devedores têm nome sujo por causa dos cartões
>> 80% dos devedores têm nome sujo por causa dos cartões -

Os cartões de lojas, sempre oferecidos com insistência pelos vendedores em diversos estabelecimentos, são hoje a forma de financiamento que mais leva o consumidor para a inadimplência. Isso é o que aponta um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país.

Segundo a pesquisa, entre os devedores que têm esse tipo de cartão, muitas vezes oferecido como forma de entregar um desconto ao consumidor, 80% estão com o nome sujo justamente por causa dele. Em 2016, o índice era de 73%. De acordo com a economista do SPC Brasil Marcela Kawauti, por mais que a economia dê os primeiros sinais de melhora, a vida financeira do brasileiro ainda não está em situação confortável.

“O desemprego está estável, mas elevado, e a renda segue menor do que nos anos anteriores à crise. Com orçamento curto, o brasileiro se depara com dificuldades para pagar as dívidas”, explica. Na segunda colocação da lista aparecem os empréstimos em bancos e financeiras, que lideravam o ranking em 2016 com 75% e agora estão dez pontos percentuais abaixo.

Na sequência, aparecem os cartões de crédito (65%), os cheques especiais (64%), o crediário (60%), os cheques pré-datados (51%), o financiamento de automóveis e motos (50%), o crédito consignado (38%), o financiamento da casa própria (27%) e as mensalidades escolares (24%).

O estudo revela também que devedores brasileiros continuam assumindo novos compromissos financeiros, mesmo não estando em dia com os que já têm. Nesse cenário, o maior crescimento de dívidas é com compras feitas em carnês e crediários.

Matérias Relacionadas