Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

São Gonçalo é a primeira cidade do Brasil a receber jardim contra Aedes aegypti

Jardim Usina vai combater mosquito com flor

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de novembro de 2017 - 11:57
São Gonçalo inaugura o Jardim Usina em combate ao Aedes aegypti
São Gonçalo inaugura o Jardim Usina em combate ao Aedes aegypti -

A luta contra o Aedes aegypti conquista mais uma vitória a partir de amanhã, dia 11, em São Gonçalo. O mosquito causador de dengue, zika e chikungunya agora será combatido com ajuda de uma flor dentro do Parque Industrial, no Colubandê.

A ação, batizada de Jardim Usina, deve contar com o plantio de 10 mil sementes de crotalária, uma leguminosa utilizada como adubo verde cuja flor atrai a libélula, predator natural do mosquito.

Apesar da queda de casos oriundos do Aedes aegypti no município nos últimos meses, o projeto deverá ser implementado em toda a cidade. De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, o objetivo é combater a endemia dos casos.

“Com a chegada do verão, as temperaturas sobem, aumentando a preocupação em relação à proliferação do mosquito da dengue. Este projeto é mais uma iniciativa que visa o combate a esta endemia e, até o momento, estamos tendo resultados satisfatórios nesta área”, afirma o prefeito.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o grupo Active Citizens, que aplica o programa em 46 países para, visando o controle de mosquitos e a prevenção de doenças. No Brasil, a cidade de São Gonçalo é a pioneira e promove ações de transformação de espaços degradados em jardins de crotalárias.

Denuncie focos do mosquito

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive principalmente dentro de casa. A reprodução acontece em água limpa e parada. Caso encontre um foco do mosquito Aedes aegypti, a população pode solicitar visitas de agentes através do 0800-022-6806.

Matérias Relacionadas