Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Rio de Janeiro terá mutirão para zerar a fila de diagnóstico de câncer de mama

Mamógrafo móvel retomará serviços em novembro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2017 - 10:54
>> Caminhão vai percorrer os municípios oferecendo exames
>> Caminhão vai percorrer os municípios oferecendo exames -

A Secretaria de Estado de Saúde fará mutirão para zerar a fila de diagnóstico para o câncer de mama. O secretário de Saúde, Luiz Antonio, informou também que, a partir de novembro, o mamógrafo móvel – caminhão itinerante para realização de mamografia – retomará os serviços e percorrerá as cidades oferecendo exames e dando apoio às cidades.

“Vamos fazer um mutirão e zerar a fila de pacientes que aguardam exames para diagnóstico desse tipo de câncer dentro do Estado do Rio. Além disso, a partir de novembro, retomaremos o serviço do mamógrafo móvel, especialmente em municípios que não contam com o equipamento. O objetivo é que as mulheres tenham diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura da doença”, afirmou Luiz.

Vagas – O Rio Imagem disponibiliza, mensalmente, cerca de seis mil vagas para a realização do exame. A indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia seja realizada a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Mas em casos específicos, como da doença na família, a recomendação dos médicos é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos.

Além disso, o ministério também preconiza que o tempo entre a detecção da doença e o início do tratamento seja de até 60 dias.

“Quando detectado em fase inicial, há mais chances de tratamento e cura. O autoexame é muito importante. A paciente precisa observar qualquer sintoma fora do comum e conversar com o seu médico. A mamografia é o principal método de triagem para detectar os tumores de mama. Por isso, o médico deve fazer o alerta e explicar à paciente a importância de realizar esse exame”, ressaltou Bruno Kozlowisk, chefe de Ginecologia do Hospital da Mulher.

Matérias Relacionadas