Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Gonçalo e Niterói vão vacinar cães e gatos contra raiva em outubro

Meta é vacinar mais de 100 mil animais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de setembro de 2017 - 09:10
Os locais e horários nas duas etapas da vacinação serão divulgados na próxima segunda (18).
Os locais e horários nas duas etapas da vacinação serão divulgados na próxima segunda (18). -

Assim como Niterói, São Gonçalo também vai realizar a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos neste mês. A Vigilância Sanitária Municipal de São Gonçalo, no entanto, vai promover a imunização dos animais domésticos em duas etapas para atingir a meta de vacinar 80% do público-alvo, cerca de 110 mil bichos.

Sendo assim, a primeira etapa acontecerá no dia 7 de outubro em 60 postos de vacinação na cidade; e a segunda duas semanas depois, no dia 21, em outros 60 postos. Segundo informou ontem a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, os locais e horários serão divulgados na próxima segunda-feira (18).

A raiva é considerada uma doença mortal transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres podem transmitir raiva.

Niterói - Em Niterói, a vacinação acontece apenas no dia 7 de outubro, das 8h às 17h, em 73 postos espalhados pela cidade. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é vacinar cerca de 60 mil animais na campanha.

O CCZ esclareceu ainda que os cachorros devem ser conduzidos aos pontos de vacinação pela coleira. No caso de cachorros de grande porte, será necessário o uso de focinheiras.

Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que os felinos se estressam facilmente e podem fugir. A pessoa que for conduzir um animal para vacinar, deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele.

Matérias Relacionadas