Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

SG organiza passeio turístico por cavernas em Santa Izabel

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de julho de 2017 - 13:00
As Grutas de Caulim ficam dentro da Fazenda Santa Edwiges
As Grutas de Caulim ficam dentro da Fazenda Santa Edwiges -

Com o objetivo de fazer com que mais gonçalenses conheçam parte das belezas naturais do município, o projeto “Caminhadas Turísticas”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), realiza novo passeio no próximo domingo (23). Desta vez, os visitantes vão poder conhecer as Grutas de Caulim, no bairro de Santa Izabel.

Segundo os organizadores, a saída está prevista para às 8h, e os participantes deverão se reunir na Praça de Santa Izabel para início do passeio à cavernas.

A trilha é classificada como moderada e será acompanhada por guias. Recomenda-se assim que as pessoas vistam roupas leves, tênis e levem água, lanches leves e protetor solar.

Geografia - As Grutas de Caulim, propriedade da Fazenda Santa Edwiges, não são cavernas naturais, uma vez que se desenvolveram por conta da escavação de rocha calcária que ocorria no passado. Elas formam um conjunto de 22 minas com aproximadamente 10 mil metros quadrados de extensão, que foram desativados após terem sidos inundados pela água de um lençol freático.

Em alguns pontos, o teto de alguns salões pode alcançar 30 metros de altura e 100 metros quadrados de área aberta.

Para chegar até lá é necessário uma caminhada de, aproximadamente, 50 minutos a partir do centro de Santa Izabel. O local é muito visitado por pessoas que gostam de praticar trilhas a pé, de bicicleta ou de moto.

Solidariedade - A “Caminhada Turística” promoverá no dia a Campanha do Agasalho. Quem tiver interesse em fazer doações de peças em bom estado, pode se dirigir aos organizadores do evento. As roupas recolhidas serão doadas para instituições assistenciais de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas