Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Para proteger adolescentes

Todos municípios fluminenses estão aplicando doses de seis vacinas voltadas a esse público

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de junho de 2017 - 12:30
A campanha de atualização do esquema vacinal dos adolescentes acontece até o dia 21 de julho
A campanha de atualização do esquema vacinal dos adolescentes acontece até o dia 21 de julho -

 A Secretaria Estadual de Saúde informou ontem que já orientou as 92 prefeituras fluminenses que deem início a uma estratégia de intensificação da vacinação de adolescentes de ambos os sexos, entre 11 e 14 anos, neste e no próximo mês, principalmente no que se refere à vacina contra o vírus HPV, como é conhecido o Papilomavírus Humano, e a vacina antimeningocócica C.

A campanha de atualização do esquema vacinal começou na última segunda e vai até 21 de julho. No dia 1º de julho (um sábado), será o Dia D da ação, quando todos os postos de saúde do estado estarão abertos das 8h às 17h, para a aplicação de seis diferentes tipos de vacina, todas voltadas ao público adolescente.

O objetivo da campanha é oferecer ao adolescente a chance de se proteger contra várias doenças, e eles deverão levar a caderneta de vacinação.

No caso da imunização contra o HPV, ela pode ajudar na prevenção ao câncer. Até o fim deste ano, mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero devem ser registrados no Brasil e, na maioria deles, a principal causa será o vírus HPV. O vírus pode provocar também casos de câncer de pênis, ânus e garganta.

Além das vacinas contra o HPV e a Meningocócica C, também estarão disponíveis as vacinas contra a febre amarela, dupla adulto (contra difteria e tétano), Hepatite B e a tríplice viral SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola.

Meninos e meninas devem ser imunizados contra o vírus do HPV

Dados do Ministério da Saúde mostram que no ano passado, apenas cerca de 37% das doses de vacina contra o HPV distribuídas aos estados foram aplicadas. No caso do Rio de Janeiro, o índice é ligeiramente maior que a média nacional: 38%.

Tanto para meninos quanto para meninas, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses, entre a primeira e a segunda doses.

Para as meninas, a faixa etária para a imunização vai dos 9 aos 14 anos, enquanto que para os meninos, a faixa vai dos 11 aos 14 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde argumenta que, sendo administrada anos antes do início da atividade sexual, a vacina contra o HPV apresenta maior efetividade. Isso porque a resposta imunológica verificada entre a pré-adolescência e os 15 anos de idade é considerada excelente.

Matérias Relacionadas