Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Tudo pronto para Corpus Christi

De acordo com a Igreja Católica, o tapete de sal será maior este ano em SG com 250 painéis

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de junho de 2017 - 13:00
Tapetes são confeccionados entre as ruas Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, no Centro
Tapetes são confeccionados entre as ruas Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, no Centro -

Considerado desde 2005 como o maior da América Latina, com cerca de dois quilômetros de extensão, o tradicional tapete de sal de Corpus Christi de São Gonçalo deve ficar ainda maior este ano. Pelo planejamento traçado na última reunião entre o padre André Siqueira, da Igreja Matriz da cidade, com as 27 paróquias envolvidas no evento e representantes da prefeitura, o tapete deve chegar aos 250 painéis, 20 a mais em relação aos últimos anos.

Os temas para a confecção dos tapetes deste ano serão: “Eucaristia”, “Campanha da Fraternidade” e “Ano Mariano”. Jovens, adultos e crianças irão confeccionar os painéis ao longo das ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha durante toda a noite do dia 14 e madrugada do dia 15.

Para confeccionar os quadros serão gastos, segundo padre André, mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem.

Celebrada há 22 anos, a confecção dos tapetes de sal de Corpus Christi, que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do município, leva às ruas da cidade mais de 50 mil pessoas desde a confecção até a celebração da missa e da procissão.

“É um momento de fé, família, união, amor, alegria e de oração. A cada ano as igrejas e os fiéis inovam e garantem um belo espetáculo na cidade”, disse padre André, que aguarda novamente católicos de outros municípios do Rio e de até de outros estados do país no evento.

Trânsito será interditado a partir das 9h do dia 14 até as 13h do dia seguinte

O trânsito nas principais ruas do Centro de São Gonçalo será interditado a partir das 19h do dia 14 até as 13h do dia 15. Os motoristas devem ter atenção ao roteiro que será publicado na próxima semana pela Secretaria Municipal de Transportes:

Estarão fechadas as ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Kennedy e a Rua Moreira César; Travessa Zeferino Reis entre a Av. Kennedy e a Rua Nilo Peçanha; Rua Salvatori entre a Feliciano Sodré e Aluisio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo entre a Nilo Peçanha e Aluisio Neiva; Rua Moreira César e Feliciano Sodré em toda sua extensão; Rua Nilo Peçanha entre a Praça Luiz Palmier e a interseção com a Rua Antônio Rodrigues.

A Rua João de Souza terá a mão invertida e a Aluísio Neiva terá regime de mão única no sentido Salvatori/Antônio Rodrigues. O trânsito será desviado da seguinte maneira no sentido Barro Vermelho/Centro: Rua Getúlio Vargas, Av. Maricá e Ruas Salvatori, José da Silva Pessoa, José Lourenço de Azevedo, Salvatori, Aluísio Neiva, Antônio Rodrigues e Nilo Peçanha.

Já os motoristas que estiverem vindo do Paraíso em direção ao Centro terão que fazer o seguinte trajeto: Ruas Francisco Portela, Coronel Serrado, Getúlio Vargas, Avenida Maricá, Ruas Salvatori, José da Silva Pessoa, José Lourenço de Azevedo, Salvatori, Aluísio Neiva, Antônio Rodrigues e Nilo Peçanha.

Tapete dos idosos – Os cerca de 200 idosos do Abrigo Cristo Redentor também participam deste momento de fé e beleza na cidade. Ao lado da Capela de São José, eles confeccionam cerca de 10 tapetes de sal com apoio de assistentes sociais, psicólogos, médicos e funcionários administrativos da instituição.

História - A festa de Corpus Christi - Corpo de Cristo em latim - celebra o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando esse sacramento foi instituído. Durante a última ceia, Jesus mandou seus apóstolos celebrarem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.

Matérias Relacionadas