Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1642 | Euro R$ 5,5216
Search

Vacina contra gripe até dia 9

Ministério da Saúde decide prorrogar prazo devido à baixa adesão em várias partes do país

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de maio de 2017 - 13:00
Em São Gonçalo, a vacina está disponível em todas as 64 unidades da rede municipal de saúde
Em São Gonçalo, a vacina está disponível em todas as 64 unidades da rede municipal de saúde -

Com baixos índices de adesão em várias partes do país, o Ministério da Saúde prorrogou ontem a campanha nacional de imunização contra a gripe, prevista inicialmente para ser encerrada nesta sexta-feira. Em São Gonçalo, por exemplo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 43% do público-alvo procurou uma das 64 unidades da rede municipal de saúde até ontem.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, desde o início da campanha, no dia 17 de abril, até esta quinta-feira, foram imunizadas contra o vírus influenza na cidade um total de 92.930 pessoas, entre crianças de 6 meses a 4 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde, professores, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas.

Os idosos contabilizaram 51% da cobertura, totalizando 62.781 imunizados até esta quinta-feira. A meta é imunizar 90% do público-alvo, o equivalente a 183.719 mil gonçalenses, que residem nas zonas urbana e rural do município.

“O vírus influenza ocorre pelo contato com secreções, como tosse ou espirro. Como o inverno é a época do ano em que as pessoas costumam estar mais gripadas, a vacina é aplicada no outono para que ela estimule o sistema imunológico a tempo e proteja a pessoa vacinada”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

Imunização em praça de Itaboraí

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí instala hoje e amanhã uma unidade móvel na Praça Alarico Antunes, no Centro, para impulsionar a vacinação contra a gripe.

De acordo com a Secretaria, a unidade funcionará dentro de um ônibus com ar-condicionado, com 20 profissionais da área de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. Nesta sexta-feira, a vacinação acontece das 13h às 20h. Já no sábado, das 9h às 13h.

Segundo o subsecretário municipal de Saúde, Renato Botticcini, o local foi escolhido por ser tratar de uma área com fluxo intenso de pessoas.

“Decidimos estender o horário de vacinação até as 20h nesta sexta e incluir o sábado para atingir o máximo de pessoas possível”, disse Renato.

Matérias Relacionadas