Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Ministério do Trabalho lança aplicativo que disponibiliza vagas de emprego

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de maio de 2017 - 16:14
O Sine Fácil é uma solução digital, que além de prestar um serviço ao cidadão, evita custos com deslocamento e tempo de espera em filas
O Sine Fácil é uma solução digital, que além de prestar um serviço ao cidadão, evita custos com deslocamento e tempo de espera em filas -

O Ministério do Trabalho lançou, nesta terça-feira, um aplicativo móvel que permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil. Desenvolvida pela Dataprev, a solução leva ao cidadão os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.

“Pelo Sine Fácil, o trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse. Um diferencial importante é que o aplicativo permite inúmeras consultas a vagas de emprego, em qualquer horário, de qualquer local, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até um posto de atendimento”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira. Atualmente a rede Sine conta com 1,44 mil unidades em todo o país e realiza 300 mil atendimentos diários.

Para o empregador, a solução possibilita também encontrar mais rapidamente um profissional com o perfil desejado. As vantagens incluem a verificação de currículos, a seleção de trabalhadores para participar de processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas.

Como acessar - O aplicativo, que é gratuito, está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. É considerado de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia. 

Para utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), que também foi lançado nesta terça, nas unidades de atendimento do Sine, no termo de homologação que ele recebe no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro-desemprego. O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento.

Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular. 

Portal - Também nesta terça-feira o Ministério do Trabalho lançou o Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), que reunirá diversos serviços do órgão. Nele, o usuário poderá encontrar informações variadas, como oferta de vagas, cursos de qualificação profissional, concessão de seguro-desemprego, entre outras. A plataforma, que também pode ser acessada via Portal de Serviços do Governo Federal (www.servicos.gov.br), tem o objetivo de melhorar a comunicação com o cidadão e ampliar o atendimento virtual, reduzindo a necessidade de o trabalhador ir a um posto de atendimento para requerer os serviços do Ministério.

Matérias Relacionadas