Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Dia D contra a Influenza

SG e municípios vizinhos abrem os postos neste sábado para vacinar contra a gripe

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de maio de 2017 - 12:30
Unidades de saúde estarão abertos das 8h às 17h, com expectativa de vacinar 380 mil pessoas
Unidades de saúde estarão abertos das 8h às 17h, com expectativa de vacinar 380 mil pessoas -

O “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá amanhã em São Gonçalo, Niterói e Itaboraí. Nos três municípios, as atividades começam às 8h e terminam às 17h. A expectativa é que mais de 380 mil pessoas sejam imunizadas nas ações pela região.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo disponibilizou 64 salas de vacinação para realizar a imunização. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo, que compreende o grupo prioritário, composto por idosos, gestantes, mulheres em resguardo, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, além de crianças de seis meses a 4 anos.

Até o momento, apenas cerca 47 mil pessoas foram vacinadas em São Gonçalo, ou seja, somente 25% do público-alvo. A meta é imunizar na cidade em torno de 184 mil pessoas.

“A transmissão do vírus influenza ocorre pelo contato com secreções, como tosse ou espirro. Como o inverno é a época do ano em que as pessoas costumam estar mais gripadas, a vacina é aplicada no outono para que ela estimule o sistema imunológico a tempo e proteja a pessoa vacinada”, explicou o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha.

Em Niterói, todas as unidades básicas de saúde, policlínicas regionais e comunitárias, além dos Módulos do Médico de Família estarão abertos também neste sábado, em 50 salas de vacina do município.

Já em Itaboraí, serão 42 pontos de vacinação, distribuídos por toda cidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e nas policlínicas.

Campanha regular segue até dia 26

Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo devem comparecer às unidades de saúde com carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem: trabalhadores da Saúde ou da Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá; crianças de 6 meses até 4 anos, o cartão de vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, a identidade; pessoas com doenças crônicas (a partir de 5 anos), a solicitação médica, com indicação da doença; as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

A campanha nacional de vacinação começou no dia 17 de abril e vai até o próximo dia 26.

Matérias Relacionadas