Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

SG tem fisioterapia de graça

Profissionais da rede municipal de saúde realizam tratamento em pacientes que tiveram AVC

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de maio de 2017 - 12:00
Pacientes são atendidos todas as terças, às 15h, na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo
Pacientes são atendidos todas as terças, às 15h, na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo -

Um acidente vascular cerebral (AVC) pode gerar graves sequelas, como paralisia e dificuldades de fala. Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizam, toda terça-feira, às 15h, na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, em São Gonçalo, o grupo terapêutico de tratamento ao AVC.

Um dos pacientes é o auxiliar de serviços gerais, José Carlos Gomes, de 66 anos. Com o diagnóstico de AVC em outubro de 2016, entre as sequelas ficaram os problemas no braço direito e na fala.

“Nós não temos dinheiro para que ele faça o atendimento particular. Temos percebido melhorias, e isso é excelente. Ele fica muito ansioso nos dias em que tem que vir fazer as atividades”, explica Ana Maria Barbosa, esposa de José.

Segundo o fisioterapeuta do Nasf, Rodrigo Rodrigues, a recuperação após o AVC vai depender de alguns fatores, como a área afetada e o tamanho da lesão.

“É impossível deixar a pessoa com a mesma mobilidade de antes do AVC, porque houve uma lesão, mas trabalhamos para que ela volte a ser independente. É o que chamamos de reabilitação funcional”, explicou.

Debate sobre políticas públicas - A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará uma roda de conversa sobre políticas públicas na área da saúde no sábado (6). O tema escolhido para abordagem durante o evento será “Desafios para integralidade com equidade”.

O debate discutirá questões ligadas às políticas públicas para mulheres e a participação social delas. Também serão abordadas situações sobre o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, além da vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres.

Interessados em participar poderão se inscrever pelo e-mail do Conselho Municipal de Saúde (cms.sg@bol.com.br) ou presencialmente na sala do CMS, que fica na Rua Alfredo Backer, 871, Alcântara (subsolo do PAM-Alcântara). A programação do evento será desdobrada no auditório da Estácio de Sá, também no Alcântara.

Matérias Relacionadas