Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Reforço contra febre amarela

SG vai expandir ‘cinturão’ de vacinação para bairros limítrofes com o município de Maricá

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de abril de 2017 - 12:00
A Secretaria de Saúde de SG começa a distribuir hoje novo estoque de 20 mil doses da vacina
A Secretaria de Saúde de SG começa a distribuir hoje novo estoque de 20 mil doses da vacina -

Por Matheus Merlim

Os polos sanitários de São Gonçalo serão reabastecidos hoje, a partir das 8h, com 20 mil novas doses da vacina contra a febre amarela. Paralelamente à imunização fixa nestas unidades, a cidade também dará continuidade ao cinturão de bloqueio em áreas próximas a matas, que programou para oito bairros desde o final de março. Até o momento, apenas dois, Várzea das Moças e Morro do Castro, ainda não receberam equipes municipais de vacinação. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também está definindo mais regiões prioritárias, principalmente as localidades limítrofes com Maricá.

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma equipe da Superintendência de Saúde Coletiva (Susc) esteve, ontem, na Central Geral de Abastecimento(CGA), no Barreto, em Niterói, para retirar o novo lotes de vacinas.

Segundo dados do município, até a última quinta-feira, 68 mil pessoas foram imunizadas na cidade. A programação dessa semana do cinturão de bloqueio deverá ser realizada entre amanhã e quinta-feira.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, também serão vacinados nesta terça-feira os produtores rurais que chegarem ao Ceasa do Colubandê. De acordo com o secretário Dimas Gadelha, muitos desses trabalhadores vêm de áreas endêmicas do Estado para vender seus produtos no local. A imunização, que acontecerá das 7 às 13h, será estendida também aos funcionários da Ceasa.

A Secretaria de Saúde mantém a vacina, de segunda a sexta-feira, à disposição da população nos cinco polos sanitários: Washington Luiz, no Zé Garoto; Paulo Marcos Rangel, Porto do Rosa; Hélio Cruz, Alcântara; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; e do Rio do Ouro.

Niterói abre novos pontos em Jurujuba e Engenho do Mato

A corrida para conseguir vacinar toda a população também continua em Niterói. A Prefeitura informou que reforçou, desde o dia 20 de março, a imunização contra febre amarela e abriu novas salas de imunização nas policlínicas regionais e dois novos pontos de atendimento, em Jurujuba e no Engenho do Mato.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), equipes do Programa Médico de Família foram deslocadas para agilizar o trabalho e prestar esclarecimentos nas filas de atendimento.

Apesar da intensificação, o município esclareceu, porém, que não há caso suspeito da doença em Niterói e que todos os pontos de vacinação estão abastecidos.

A imunização ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as policlínicas regionais, na Policlínica Comunitária de Jurujuba e no Médico de Família do Engenho do Mato. Só este ano, o município aplicou mais de 100 mil doses da vacina contra a doença. A média chegou a ser em certa altura de 5 mil pessoas por dia. Antes, o município realizava cerca de 300 doses da vacina por mês.

Matérias Relacionadas