Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

SG e Niterói têm ações de combate à tuberculose

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de março de 2017 - 11:00
O tratamento gratuito com remédios é oferecido na rede pública e dura, no mínimo, seis meses
O tratamento gratuito com remédios é oferecido na rede pública e dura, no mínimo, seis meses -

Por Cyntia Fonseca

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose será celebrado hoje com diversas atividades em São Gonçalo e Niterói, com objetivo de mobilizar a população na luta contra a doença. Junto com o HIV, a tuberculose é uma das principais causas de morte entre as doenças infecciosas no mundo.

Pacientes da Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, participarão, nesta sexta-feira, a partir das 14h, de palestras e orientações sobre a doença. Na próxima terça-feira (28), às 8h, outra mobilização irá acontecer no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Alcântara, com a realização de um encontro municipal para debater o tema.

Destinado aos profissionais da saúde, a atividade discutirá sobre a tuberculose no Estado do Rio e em São Gonçalo, além da importância do diagnóstico da doença, tratamento diretamente observado (TDO) e da experiência de um novo teste no município do Rio.

Em parceria com o Grupo Pela Vidda (Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids), o shopping Bay Market, em Niterói, também promove, hoje, uma campanha de conscientização. Serão realizados exames gratuitos de tuberculose, hepatite e HIV, via fluido oral. Além disso, voluntários estarão espalhados pelo mall para distribuir informativos sobre a prevenção e as causas das doenças.

O Grupo Pela Vidda, de Niterói é uma ONG de assistência social, de utilidade pública municipal, estadual e federal mantida por voluntários e parcerias firmadas com instituições públicas, privados, nacionais e internacionais.

Em São Gonçalo, dois polos sanitários também estarão mobilizados para a população realizar avaliação e atendimento de tuberculose. São eles: Washington Luiz, no Zé Garoto, e Hélio Cruz, Alcântara.

“A transmissão da doença acontece através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa com tuberculose pulmonar. As gotículas eliminadas contêm o bacilo e podem infectar as pessoas que têm contato íntimo e prolongado. A ocorrência ou não da infecção dependerá também do estado imunológico de cada um”, explicou a coordenadora do programa municipal de tuberculose, Ana Paula Barbosa.

De acordo com a infectologista Tânia Dias, além da vacina BCG ainda na infância para evitar as formas mais graves da doença, é possível se prevenir tomando alguns cuidados.

“Deve-se evitar aglomerações de pessoas, e quando em contato sabidamente com um paciente doente com a forma pulmonar, deve-se evitar permanecer perto do mesmo sem a devida proteção com máscaras específicas. A presença de tosse por mais de três semanas consecutivas deve levantar o alerta para a doença, pois o diagnóstico precoce e seu tratamento são as medidas mais eficazes de prevenção da tuberculose”, esclareceu Tânia.

Doença é totalmente tratável e curável, segundo especialistas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2015, foram notificados 628 casos de tuberculose em São Gonçalo. Destes, 493 são casos novos, sendo 88% da forma pulmonar. Em 2016 houve queda, quando foram notificados 560 casos da doença.

Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose tem cura. Mas para que haja um controle efetivo da doença é indispensável que se detecte a tuberculose ativa e se institua o tratamento correto. O tratamento da tuberculose é prolongado, durando no mínimo seis meses, e na maioria dos casos não é necessária a hospitalização.

O uso inadequado dos medicamentos, como o uso irregular, doses inadequadas e o abandono ao tratamento são causas importantes do retorno da tuberculose e podem levar ao surgimento de resistência da doença aos medicamentos existentes e a complicações que podem levar à morte.

A investigação da tuberculose e o seu tratamento são realizados de forma gratuita, nas unidades de saúde do município.

Matérias Relacionadas