Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Mais agilidade para documento

Governo do Estado volta a agendar, pela internet, a emissão da carteira de trabalho

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de fevereiro de 2017 - 11:00
Postos do Sine só vão atender pedidos agendados a partir de 2ª
Postos do Sine só vão atender pedidos agendados a partir de 2ª -

De acordo com a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab), o Sistema de Atendimento Agendado (SAA), via web, para Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) voltou a funcionar ontem. Assim postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Setrab), seguindo orientação da Superintendência do Ministério do Trabalho (MTE), no Rio de Janeiro, passam a atender, a partir da próxima segunda-feira (13), apenas aos pedidos agendados pelo SAA e não mais presencial como vinha ocorrendo desde o fim do ano passado.

Em negociação com os técnicos da Superintendência, profissionais da Setrab definiram detalhes para o atendimento nas unidades da secretaria (conforme indicadas em www.setrab.rj.gov.br). Vale ressaltar que os Sines, em regiões onde estão localizados postos do MTE, não atendem ao serviço de CTPS, por uma norma do próprio ministério, que é o administrador do sistema.

Números - Em 2016, a Setrab deu entrada em 81.789 requerimentos para confecção de CTPS, entre primeira e segunda via. Em janeiro deste ano foram 9.223 pedidos. O estado atendeu a 211.415 formulários para recebimento do Seguro-Desemprego, que também é realizado pelo SAA.

Além da carteira e do seguro, as unidades Sine atendem também à Intermediação de Mão de Obra (IMO) para recolocação no mercado de trabalho.

A Setrab mantém atualmente nove unidades na Capital, 23 no Interior e Região Metropolitana e três postos dentro do Rio Poupa Tempo.

Matérias Relacionadas