Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Problemas para pagar o IPTU

Gonçalenses reclamam que nem todos os bancos recebem o pagamento ou carnês não chegaram em casa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de fevereiro de 2017 - 11:00
Leda Motta só conseguiu pegar na Secretaria de Fazenda a 2ª via dos boletos de janeiro e fevereiro
Leda Motta só conseguiu pegar na Secretaria de Fazenda a 2ª via dos boletos de janeiro e fevereiro -

Por Daniela Scaffo

Atingir boa arrecadação com os tributos municipais, principalmente com o pagamento do IPTU em cota única, pode não atingir os objetivos da nova gestão da Prefeitura de São Gonçalo. É que os contribuintes relatam que não estão conseguindo pagar o tributo em todos os bancos ou recebendo os carnês de cobrança em casa, sendo obrigados a procurar a Secretaria Municipal de Fazenda, no Centro.

Um dos casos é da costureira Leda Motta, de 57 anos. No ano passado, a moradora do Rocha não conseguiu pagar o IPTU na agência bancária e, nesse ano, um novo problema apareceu: ela não recebeu o carnê em casa.

“No ano passado tentei pagar no caixa eletrônico mas aparecia uma mensagem dizendo que eu não podia efetuar o pagamento. Vim aqui hoje (ontem) e só me deram os boletos de janeiro e fevereiro. Disseram que não iriam emitir o restante e terei que retornar em março. Eu costumava pagar tudo em cota única, mas como nunca vejo as melhorias no meu bairro, resolvi pagar parcelado”, contou revoltada.

Outro com problema semelhante é o morador de Jardim Catarina, Jonas da Conceição, 55. Ele é proprietário de duas casas no mesmo endereço, não recebeu o carnê de nenhuma das duas residências e teve que ir até a Secretaria de Fazenda na tarde desta quarta-feira para buscá-los.

“Cheguei aqui e disseram que os números de inscrição das casas eram diferentes e, por isso, só poderiam emitir de uma das casas. Terei que voltar aqui amanhã (hoje) para pegar o outro carnê”, revelou meio resignado.

A dona de casa Fátima Mendes, 58, que mora em Santa Catarina, também foi ao mesmo local buscar seu carnê para efetuar o pagamento, que costuma realizar em casas lotéricas.

“Faço de tudo para quitar meus débitos na data. Acabei atrasando dois dias esse mês porque o carnê não tinha chegado na minha casa. A gente que tem que vir buscar um boleto que é de interesse deles”, criticou.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que não recebeu reclamações de contribuintes sobre problemas no pagamento, que pode ser realizado em lotéricas, banco Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil. Ainda segundo a nota do governo municipal, a maior arrecadação de IPTU em cota única é realizada em casas lotéricas.

Para facilitar a vida dos contribuintes, a Prefeitura de São Gonçalo esclareceu ainda que “disponibilizou três postos avançados para emissão da cota única do IPTU até dia 31 de janeiro nas escolas municipais Castello Branco, no Boaçu, Ernani Faria, em Neves, e Estephânia de Carvalho, Laranjal”.

Matérias Relacionadas