Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Febre amarela: mais vacinas

Estado do Rio solicita nova remessa de 350 mil doses contra a doença ao Ministério da Saúde

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de janeiro de 2017 - 11:00
Segundo Secretaria de Saúde, medida visa Estado dispor de um estoque estratégico da vacina
Segundo Secretaria de Saúde, medida visa Estado dispor de um estoque estratégico da vacina -

A Secretaria Estadual de Saúde informou ontem que solicitou esta semana uma nova remessa de 350 mil doses de vacina contra a febre amarela ao Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria, a medida visa a manter o Estado abastecido e dispor de um estoque estratégico para distribuição aos municípios. O mesmo número de vacinas já foram recebidos pelo Rio e entregues às prefeituras desde a última terça-feira.

“É importante fazer uso racional da vacina e priorizar as áreas que realmente estão próximas aos focos de risco. Na semana passada, anunciamos a campanha de vacinação de bloqueio que estamos orientando em 16 municípios das regiões que fazem divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Trata-se de uma medida preventiva que estamos adotando, criando um cinturão de bloqueio para tentar evitar a entrada do vírus em nosso estado. É preciso que as pessoas compreendam que não há necessidade de vacinação em massa da nossa população, principalmente nas áreas mais urbanas e na Região Metropolitana, pois não há registro de casos da febre amarela urbana no país desde a década de 1940”, argumentou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Imunização intensificada – A orientação é para que as pessoas que planejam viajar para áreas onde há comprovação da circulação do vírus procurem os postos de saúde para se vacinar com, pelo menos, 10 dias de antecedência. A vacina está disponível durante todo o ano nos postos e unidades básicas de saúde e pode ser administrada a partir dos nove meses de idade, sendo válida por 10 anos. Quem já se vacinou pela segunda vez - respeitando o intervalo de 10 anos - não deve se vacinar novamente, uma vez que a imunidade já estará garantida.

O que é – Há dois tipos de febre amarela – silvestre e urbana. As duas são causadas pelo mesmo vírus e causam a mesma doença, mas se diferem pelo vetor de transmissão.

A urbana é transmitida pelo Aedes aegypti e, de acordo com o Ministério da Saúde, desde os anos 40, o Brasil não registra casos deste tipo da doença. Já a silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabeths, insetos de hábitos estritamente silvestres.

A febre amarela silvestre é endêmica em algumas regiões do país, principalmente na região amazônica. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Matérias Relacionadas