Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Escola Sesi oferece ensino médio e técnico em São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de janeiro de 2017 - 12:07
Imagem ilustrativa da imagem Escola Sesi oferece ensino médio e técnico em  São Gonçalo

Por Juliana Bittencourt

O ensino médio técnico do Sesi é um projeto que está crescendo em escala nacional e em 2017 traz essa inovação para o município de São Gonçalo. Este ano, a Instituição vai oferecer, além dos cursos atuais, a Escola Sesi que articula o ensino médio regular do com o curso técnico de Automação oferecido pelo Senai.  Desde o 1° ano, o aluno estudará em horário integral, de segunda a sexta das 7h às 17h. Ao terminar seus estudos ao final do 3° ano, o aluno terá as duas certificações.  O material usado no ensino técnico é gratuito, assim como a taxa de matrícula. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Além das matérias habituais, o ensino médio de Sesi contará com três disciplinas extras que são Empreendedorismo, Tecnologia e Atualidade. A escola oferecerá um foco diferenciado em ciências naturais, matemática e tecnologia, a fim de preparar o aluno para as aulas do ensino técnico, incentivando A pesquisa e aplicação dos conceitos científicos em oficinas e projetos. O objetivo é preparar o estudante para o mercado de trabalho para que, após o término do curso, ele possa garantir um emprego ou ingressar nos estudos de graduação em áreas tecnológicas.

A estrutura do colégio foi toda pensada para estimular a criatividade e o pensamento crítico do aluno, a começar pelo mobiliário, que foge do padrão vertical de ensino. Na Escola Sesi, a disposição das mesas e cadeiras é feita de acordo com o objetivo da aula. Segundo a coordenadora da educação profissionalizante do Senai São Gonçalo, Tereza Brum de Azevedo, esse ambiente é criado para proporcionar um novo nível de interação entre professor e aluno, estimulando a troca de experiências dentro da sala de aula.

A escola também conta com laboratórios de Química, Física e Biologia; Informática; Automação; Instrumentação e uma Biblioteca. Tudo para fornecer ao estudante os meios necessários para o melhor aprendizado dos conteúdos. O instrutor Wlliam Ferreira Cruz acrescenta que a Escola Sesi busca fornecer ao seu aluno a experiência com as novas tecnologias do mercado. No Laboratório de Instrumentação, o aluno fará uso da Tecnologia Foundation Fieldbus, uma das mais  recente no mercado e utilizada pelas grandes empresas, inclusive pelo Comperj.

Além disso, a escola fornece todo um aparato tecnológico educacional e profissionalizante. Nas aulas de matemática, os alunos terão acesso a jogos online para ensinar e reforçar, de maneira lúdica, os conceitos trabalhados na matéria, aplicando-os em situações do cotidiano.  Nas aulas de redação também são usados programas que irão auxiliar os jovens na elaboração e correção de seus textos.  Os alunos também podem fazer o uso de um material robótico inspirado nos brinquedos Lego. Através dele, poderão utilizar as peças para montar seus projetos e depois vê-los funcionando.

Para a coordenadora da educação básica do Sesi São Gonçalo, Selma Gonçalves, a escola está preparadas para formar uma nova geração de alunos informados, conectados e críticos para um mercado cada vez mais tecnológico. “A ideia é dar autonomia a esses estudantes, ensinando-os e instigando-os a construírem seu conhecimento de maneira dinâmica”, finalizou.

Matérias Relacionadas