Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Traficante 'Grisalho' se junta a Schumaker temendo ataque de 'Vinte Anos', da ADA

Grisalho teria sido visto portando fuzil no Jardim Catarina

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de março de 2019 - 09:56
Schumacker, líder no Jardim Catarina, está dando ‘guarita’ no bairro aos ‘soldados’ de ‘Grisalho’
Schumacker, líder no Jardim Catarina, está dando ‘guarita’ no bairro aos ‘soldados’ de ‘Grisalho’ -

Por Thuany Dossares

Comparsas na facção Comando Vermelho (CV), as lideranças do tráfico de drogas de comunidades de São Gonçalo, Schumaker Antonácio do Rosário, o Piloto ou F1, e um criminoso identificado apenas como Grisalho se aliaram para combater uma possível guerra contra os rivais do grupo Amigo dos Amigos (ADA).

De acordo com a Polícia Militar, o principal chefe da ADA da região em liberdade, Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos, estaria planejando expandir seu domínio territorial para o Jardim Miriambi e o Morro da Caixa D’água, no Vila Três.

Temendo a invasão dos rivais, Grisalho, que controla as duas comunidades, teria pedido apoio a Schumaker, chefe do tráfico do Jardim Catarina. Desde então, Schumaker tem abrigado os soldados de Grisalho.

Ainda segundo a PM, não se tem informações de que o Piloto tenha cedido armamentos e soldados para reforçar as comunidades do comparsa. No entanto, os dois estariam sendo vistos juntos pelo Jardim Catarina.

Moradores da favela gerenciada por F1, contaram ter visto Grisalho portando um fuzil, na garupa de uma moto de 660 cilindradas, atacando a tiros o Posto de Patrulhamento Comunitário (PCC) do Jardim Catarina e participando do tiroteio entre os bandidos e PMs do 7º BPM (São Gonçalo) pelas ruas da comunidade, na noite de terça-feira.

Na ocasião, diversas motos ocupadas por traficantes armados também foram vistas descendo do Jardim Miriambi e atravessando para o Jardim Catarina, que fica na frente, para reforçar o confronto contra a polícia.

Tropa do Vinte - Controlando o tráfico de drogas da Nova Grécia, atualmente, Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos é apontado pela polícia como a principal liderança da facção ADA em Niterói e São Gonçalo em liberdade.

Recentemente, os soldados de Vinte Anos gravaram um vídeo fortemente armados e exaltando o traficante. Nas imagens, os criminosos exibem cinco fuzis de modelos e calibres diferentes e se intitulam como integrantes da “Tropa do Vinte Anos”.

A liderança da ADA saiu de cadeia entre setembro e outubro do ano passado e buscou abrigo no Morro do Boa Vista, em Niterói, onde começou a planejar a expansão territorial da facção pela região. Após montar sua ‘tropa’ e com o apoio de bandidos da favela do Sabão, também em Niterói, e da Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio, o primeiro alvo de Vinte Anos foi a Nova Grécia, em São Gonçalo.

Depois de uma invasão no final de outubro de 2018, ele conseguiu expulsar os rivais do CV e fincar a bandeira da ADA na comunidade. O mesmo aconteceu pouco tempo depois na favela vizinha, o Novo México.

Desde então, Vinte Anos e seus soldados tem atacado diversas áreas controladas pelos rivais e um de seus objetivos é conseguir retomar o controle do tráfico do Jardim Miriambi e da Caixa D’água, onde ele já foi gerente. As duas comunidades teriam suas raízes criminosas ligadas à ADA.

Iniciando sua trajetória criminal no Comando Vermelho, há dez anos, o traficante chegou a chefiar a criminalidade da Nova Grécia, onde é “cria”, após aplicar um golpe de estado e matar o seu superior numa emboscada. Mas, logo depois a cúpula do CV descobriu a traição e Vinte Anos acabou fugindo, junto com alguns ‘soldados’.

Matérias Relacionadas