Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Tentativa de expansão do A.D.A promove mais um dia de tiroteio no Jóquei

Disputa entre traficantes rivais já dura três dias

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de novembro de 2018 - 06:30
Alessandro Luiz Vieira Moura, o ‘Vinte Anos’, e acusado de liderar as invasões em São Gonçalo
Alessandro Luiz Vieira Moura, o ‘Vinte Anos’, e acusado de liderar as invasões em São Gonçalo -

Após a ocupação na comunidade da Nova Grécia, na região de Tribobó, em São Gonçalo, na semana passada, os traficantes da facção Amigos dos Amigos (ADA) estão tentando expandir o ‘território’ aos pontos de venda instalados na área externa do Conjunto Habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida, no Jóquei, bairro vizinho. Nos últimos três dias, tiroteios vêm deixando os moradores em pânico.

Os ataques da ADA começaram na noite da última terça-feira. Segundo investigações de setores de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado, os líderes dessa facção, de dentro de penitenciárias, teriam decidido expandir o território em algumas áreas de São Gonçalo e Niterói exploradas pelo Comando Vermelho (CV). Para a consolidação do plano, homens e armamentos foram cedidos em comunidades do Rio.

Em São Gonçalo, a primeira comunidade a ser ocupada foi a Nova Grécia, na quarta-feira da semana passada, ocasião em que duas mulheres foram baleadas. O grupo da ADA chegou a ocupar, nesse mesmo dia, algumas comunidades da região, como a Palha Seca, Berola, e também o Risca Faca, no Campo Novo, mas não permaneceu no local.

Segundo as investigações, Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos, recém saído do sistema penitenciário, ex-líder da Nova Grécia, foi quem recebeu a missão de liderar o tráfico no local. Outro ex-presidiário, identificado como Fabiano Silva, é, segundo a polícia, um dos seus colaboradores.

Floresta seria o ‘QG’

As florestas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104) seriam o ‘esconderijo do ‘bonde’ formado pelos criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA). Nesses locais, segundo as investigações da polícia, estão sendo montados acampamentos para guardar armas de grosso calibre e refugiar os criminosos, que vieram de comunidades de Niterói e da Zona Oeste do Rio, com a missão de expandir os territórios em toda a região. E a nova Grécia seria o ‘QG’ do grupo.

Jóquei - O próximo passo do grupo liderado por ‘Vinte Anos’ seria a área externa do Conjunto Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’, do Jóquei, onde moram cerca de 5 mil pessoas.

Sem água - Não é a primeira vez que os moradores do local tem problemas com a violência. No dia 30 de setembro, parte dos moradores do conjunto habitacional ficaram sem água por causa da violência. Durante tiroteio, uma bala perdida furou a tubulação da rede de água.

Matérias Relacionadas