Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Disputa por território faz tráfico expulsar famílias em São Gonçalo

O local antes controlado por bandidos da 'CV', agora recebe ordens da facção criminosa ADA

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de novembro de 2018 - 07:23
 Pelo menos dez famílias já foram expulsas de suas residências por traficantes da (ADA), que invadiram a comunidade quarta-feira
Pelo menos dez famílias já foram expulsas de suas residências por traficantes da (ADA), que invadiram a comunidade quarta-feira -

Por: Renata Sena 

Há quatro dias vivendo em área de conflito entre facções rivais, com criminosos armados de fuzis ‘patrulhando’ as ruas, em confrontos rotineiros e vigia permanente, agora moradores da Nova Grécia, em São Gonçalo, convivem com medo de perder suas casas. Isso porque, de acordo com informações que estão sendo investigadas, pelo menos dez famílias já foram expulsas de suas residências, por traficantes da facção Amigo dos Amigos (ADA), que invadiram a comunidade, na última quarta-feira, e desde então impõem clima de terror no local, antes controlado por bandidos do Comando Vermelho (CV).

De acordo com relatos, um grupo de aproximadamente 25 homens armados de fuzis e pistolas, liderados pelo traficante identificado como Vinte Anos, invadiu a comunidade Nova Grécia na madrugada de quarta-feira. Depois de intenso confronto, que terminou com duas moradoras baleadas, os bandidos da ADA ‘ganharam’ a disputa e se instalaram na comunidade, expulsando o antigo líder, identificado como Rogério Marola, e seus ‘soldados’ do CV.

“Está todo mundo em pânico. Eles batem nas portas das casas das famílias e, simplesmente, expulsam os moradores para ficar com a casa e os bens materiais, alegando que a pessoa teria ligação com o grupo do Marola, contou um policial que investiga o caso.

A expulsão de moradores que estavam há mais de 20 anos na comunidade e de familiares de bandidos de facção rival gerou discussões e ameaças entre eles, registradas em postagens nas redes sociais. Em áudios de whatsapp, os dois grupos prometem continuar os confrontos.

“Vocês deram tiros na família dos outros lá. Quase mataram as tias. As tias estão aí, correndo risco de morte. Vocês fizeram covardia com a família dos outros. Nós não! Nós só mandamos sua família ir embora e não fizemos o que tu fez (Sic). Vocês têm que se ligar (sic). O bagulho não é nós? Então, é só nós. (Sic)”, questiona um criminoso do Comando Vermelho.

Em resposta, um dos bandidos que participou da invasão, e é ligado ao ADA, diz que: “Pode colocar a família de vocês para sair fora, então. Nós vai (sic) bater de porta em porta e sair matando todo mundo. Já avisei pro mano. Tua mãe, todo mundo. Todo mundo que tem parente na boca aí, pode sair fora. Nós vai matar todo mundo. Mano, manda sair todo mundo, parceiro”.

Mas não são só os familiares de criminosos que estão tendo que sair de casa. Moradores de pontos específicos estão sendo expulsos para que as casas passam a ser usadas pelos bandidos. “Eles já invadiram a Nova Grécia, Assembléia e a Favelinha, que são tudo na mesma localidade, porém os moradores da Nova Grécia é que estão sendo expulsos”, contou o policial. A localidade da Assembléia fica na parte alta da Nova Grécia e a Favelinha no outro lado.

Os ‘novos donos’ da comunidade já instalaram pontos de venda de drogas em toda extensão da Assembleia. Na área de maior circulação da Nova Grécia, os criminosos têm feito uma espécie de ronda, sempre a partir de 19h. “Eles saem da Assembléia e aparecem na Nova Grécia, sempre no horário das 19h. As principais vias que eles ocuparam são a Estrada da Fazendinha (em frente à Adhonep), a Rua Simplício Vieira de Lara, a Rua Expedicionário Alfredo Estevão Silva e Rua Aleixo Herculano”, relata um ex-morador numa rede social.

Vinte Anos - ‘Cria’ da Nova Grécia, o traficante Vinte Anos cresceu na hierarquia do tráfico local e chegou a assumir a liderança da comunidade há 10 anos, com a morte do antigo ‘chefe’ da época, identificado como Alcizinho. Mas, logo depois a cúpula do CV descobriu que Alcizinho teria sido numa emboscada armada por Vinte Anos para assumir o comando. Depois da acusação, Vinte Anos acabou fugindo, junto com alguns ‘soldados’ e procurou abrigo no Jardim Miriambi, onde se aliou a traficantes da ADA. Lá, assumiu a gerência, e tentou assumir o tráfico da Nova Grécia por duas vezes, mas acabou preso.

Recentemente saiu da prisão e buscou apoio de bandidos da ADA, de comunidades de Niterói e da Zona Oeste do Rio para retomar o controle da Nova Grécia. Entre os traficantes que participaram da invasão, estão outras duas ‘crias’ da Nova Grécia, identificadas como Michel Igor e Peixinho.

Procurada para comentar o episódio e as denúncias, a Polícia Militar informou que desde a última quarta-feira, o policiamento está reforçado no local.

Ouça áudios da disputa:

Matérias Relacionadas