Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Bailes funk ‘proibidos’ ganham mais espaço em comunidades de São Gonçalo

Festas acontecem em principais favelas da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de julho de 2018 - 06:27
Pistão da Bred Pit, que acontece toda sexta-feira na comunidade do Brejal, sempre fica lotado
Pistão da Bred Pit, que acontece toda sexta-feira na comunidade do Brejal, sempre fica lotado -

Os bailes funk conhecidos como “proibidões” estão ganhando cada vez mais espaço em São Gonçalo e atraindo criminosos de outros locais do Rio para a cidade. A rota dos bailes em São Gonçalo começa na quinta-feira e só termina no domingo. Nestas festas, que acontecem em, pelo menos, cinco comunidades, a música tem quase sempre apologia ao tráfico. Os jovens são atraídos, principalmente as mulheres, pela oferta de bebidas grátis durante todo o evento.

Segundo o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), tenente-coronel Marco Lima, várias ações são planejadas para coibir eventos não autorizados e ligados a atividades criminosas a partir de informações do Setor de Inteligência do batalhão e das denúncias vindas da população, que podem ser feitas pelo telefone (21) 2701-2359.

A última ação dos militares para combater essa prática na cidade aconteceu, na noite de quinta-feira, onde um evento não autorizado foi desmobilizado na comunidade Menino de Deus, no bairro Rocha. Moradores do bairro agradeceram à ação do militares e informaram que estão vivendo em um inferno.

“Aqui, no Menino de Deus, não dormimos nas noites de quinta-feira. Os bailes acontecem no meio da rua com som alto e muita droga rolando. Estamos muito assustados e preocupados. Vem pessoas de vários lugares e de alto poder aquisitivo. Só para carros de valor elevado na frente do meu portão”, disse um morador.

Uma outra ação, no dia 29 de junho, realizada pela PM, acabou levando à morte o chefe do tráfico de drogas da Comunidade do Brejal, no Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo. Dany Alexandre Oliveira Pereira, o Pai, de 44 anos, foi morto durante operação policial pouco antes de acontecer o mais famoso baile da comunidade.

Por conta da morte do Pai, o baile conhecido como Pistão da Bred Pit, que acontece toda sexta-feira, foi suspenso. Entretanto, já há anúncio nas redes sociais que será retomado nesta semana.

A comunidade do Brejal é uma das que mais tem se destacado neste tipo de produção e reúne três eventos que acontecem de sexta a domingo – Pistão da Bred Pit, Baile da Conga e Baile do Morrão (Dubai), localizado atrás de um motel às margens da RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto).

No Engenho do Roçado é o Baile da Linha que vem ganhando espaço. Assim como em outros “proibidões”, a cerveja é liberada e o som é comandado por um DJ do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. Fazem parte também da rota dos bailes, o Anailândia, no Anaia; Baile da Balança, no Complexo do Salgueiro; e Baile da 13, no Jardim Catarina.

Matérias Relacionadas